Processos
Indicamos abaixo, em ordem alfabética, os tipos de processos disponíveis no SEI, seguidos de seus respectivos códigos.
Caso o processo tenha uma base de conhecimento cadastrada no SEI, a base poderá ser acessada clicando no nome processo.
Abono Permanência – RH22
Utilizado para solicitar o benefício do abono de permanência para isenção previdenciária.
Aceleração de Promoção Docente – RH06
Utilizado para solicitar Aceleração de Promoção para servidor docente.
Acertos Financeiros – RH91
Processo interno à PGP.
Adesão (Carona) à Ata de Registro de Preços – MT22
Utilizado para aquisição de bens/serviços de licitação realizada por outro Órgão com entrega/prestação imediata.
Adicional Ocupacional (Insalubridade / Periculosidade) – RH77
Utilizado quando o servidor solicitar adicional ocupacional por periculosidade ou insalubridade.
Afastamento Acadêmico – RE09
Utilizado quando o estudante solicita afastamento de suas atividades acadêmicas, conforme previsto no regime didático da UFV. Aberto pelas unidades Secretaria Geral de Graduação – SEG.
Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo – RH37
Utilizado para solicitar afastamento permitido ao servidor quando investido em mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital. (Art. 94 da Lei n° 8.112 /90 )
Afastamento para participar de Curso de Formação – RH96
Utilizado para afastamento para participar de curso de formação.
Afastamento para Servir a Outro Órgão ou Entidade – RH38
Utilizado para solicitar que o servidor seja cedido para exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios. (Art. 93 da Lei n° 8.112 /90 ).
Afastamento por Reclusão – RH97
Afastamento do servidor, sem remuneração, para o cumprimento de pena privativa de liberdade.
Ajuda de Custo – RH88
Utilizado para solicitar ajuda de custo em virtude de mudança de domicílio no interesse da administração. Aberto pela unidade DGP – PGP – Divisão de Gestão de Pessoas.
Alienação de Bens – MT31
Utilizado para avaliação de bens com características de inservível para a Instituição. Aberto pela unidade DMT-Patrimônio.
Alteração Cadastral – Dados Bancários – RH34
Utilizado para solicitar alteração de dados bancários do servidor.
Alteração Cadastral – Endereço – RH33
Utilizado para solicitar alteração de endereço do servidor.
Alteração Cadastral – Outros – RH35
Utilizado para solicitar alteração cadastral do servidor: Nome, Estado civil, E-mail, Documento de Identidade, Outros.
Alteração de Horário do Servidor – RH59
Utilizado para solicitar alteração de horário de trabalho, autorizado pela chefia imediata, desde que não altere a jornada de trabalho semanal do cargo e nos casos de interesse da administração e atendimento das demandas do setor.
Alteração de Lotação do Servidor dentro da mesma Unidade – RH87
Utilizado para transferência de um servidor dentro da mesma Unidade/Órgão.
Alteração de nota Lato Sensu – PP45
Utilizado para alteração de nota Lato Sensu. Aberto pelas Unidades:
Alteração de nota ou conceito Stricto Sensu – PP11
Utilizado quando o professor solicita alteração de nota ou conceito da Pós-Graduação. O nome do estudante tem aparecer na síntese do assunto.
Alteração de Nota/Conceito – RE01
Utilizado quando o professor solicita a alteração de nota/conceito do estudante. É o professor quem solicita a alteração. O nome do estudante tem que aparecer na síntese do assunto.
Alteração de Programa Analítico (mais de um Centro de Ciências envolvido) – GR16
Utilizado para disciplina oferecidas para cursos vinculados a mais de um Centro de Ciências. Alterações: título da disciplina; carga horária, distribuição da carga horária, conteúdo, pré e co-requisitos, modalidade de oferecimento
Alteração de Programa Analítico (semestre ou período de oferecimento da disciplina) – GR17
Tipo de alterações: no semestre de oferecimento (I e,ou II), no período de oferecimento para o curso, obrigatória ou optativa, exclusão de curso, inclusão de curso.
Alteração de Programa Analítico (somente um Centro de Ciências envolvido ou CAF ou CRP) – GR15
Disciplina oferecida para cursos vinculados a apenas um Centro de Ciências ou apenas um campus (CAF e CRP). Alterações: título da disciplina, carga horária, distribuição da carga horária, conteúdo, pré e co-requisitos, modalidade de oferecimento.
Alteração de Regime de Trabalho – Docente – RH90
Utilizado para alteração do regime de trabalho (20 horas, 40 horas ou Dedicação Exclusiva) do servidor docente (carreiras de magistério 1°, 2° e 3° graus).
Alteração do Cadastro de Dependentes – Exclusão de Benefícios – RH52
Usar para solicitar a alteração de dados cadastrais de dependentes.
Análise do Risco Ambiental para Servidora Gestante – RH75
Utilizado quando a servidora gestante ou lactante, ou a chefia imediata, solicitar afastamento de local insalubre, enquanto durar a gestação e a lactação, passando a exercer suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso.
Análise Ergonômica do Trabalho – RH73
Utilizado para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
Análise Técnica – PO01
Apresentação de relatório técnico relacionado a orçamento. Restrito às unidades: Diretoria Geral – Campus Florestal, Diretoria Geral – Campus Rio Paranaíva, PAD, PGP, PPO, DFN
Anulação de matrícula Stricto Sensu – PP21
O estudante que desiste de cursar stricto sensu no primeiro período do curso solicita anulação de matrícula. Processo aberto pelas coordenações de Pós-Graduação dos Campi da Universidade Federal de Viçosa.
Aposentadoria – RH21
Usar para solicitar aposentadoria voluntária ou avaliação médica para aposentadoria por invalidez.
Apostilamento de Diploma – RE26
Utilizado quando o interessado quer acrescentar habilitação, troca de nome ou outras necessidades. Pode ser solicitado por estudante regularmente matriculado ou que já tenha se formado. Processo aberto pela Secretaria Geral de Graduação dos três Campi.
Aproveitamento de Concurso – RH82
Utilizado para solicitar aproveitamento de concurso em outra Instituição Federal de Ensino.
Aproveitamento de Créditos Stricto Sensu – PP07
Utilizado quando o estudante solicita o aproveitamento de disciplinas e créditos cursados. Processo aberto pela PPG e pelas Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação.
Aproveitamento de Disciplinas – RE07
Usado quando o estudante solicita aproveitamento de disciplinas cursadas em outro curso na UFV ou em outras Instituições. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.
Aproveitamento de disciplinas Lato Sensu – PP44
Aproveitamento de disciplinas Lato Sensu. Processo aberto pela PPG e pelas Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação.
Apuração de Responsabilidade em Procedimentos Licitatórios – MT02
Utilizado para promover apuração de responsabilidades de pessoas físicas ou jurídicas que contratam com a UFV, por descumprimentos de condições legais ou editalícias.
Atendimento Educacional Especializado – RE30
Utilizado quando o estudante necessitar de tratamento especial em sala de aula, por motivo de doença, deficiência ou transtorno. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.
Auditorias – RH31
Utilizado para Auditorias Internas e Externas. Averiguação de indícios de irregularidades apontados via ouvidoria, órgãos externos, dentre outros.
Autorização de Uso de Equipamento para Pesquisa – PP51
Aberto pelas unidades PPG e DBA.
Autorização para a Funarbe apoiar Ifes e ICT – RT06
Autorização do Conselho Universitário-Consu para que a Funarbe apoie outrasIFES e ICT, nos termos da Portaria Interministerial 191, de 13/03/12, do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Aberto pela Secretaria de Órgãos Colegiados – SOC.
Autorização para Cursar Pós-Graduação para Servidor Técnico-Administrativo – RH19
Utilizado quando o servidor técnico-administrativo for cursar programa de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu com concessão de afastamento ou de bolsa de estudos.
Auxílio Funeral – RH23
Utilizado para solicitar benefício devido à família ou a terceiro que tenha custeado o funeral do servidor falecido. Processo aberto pelas unidades: DAF-Gestão de Pessoas, CEPET, DGP-Aposentadoria e SPE.
Auxílio Moradia – RH85
Utilizar para solicitação de Auxílio Moradia. Processo aberto pelas unidades DGP e RTR.
Auxílio Natalidade – RH56
Utilizado para solicitar o benefício concedido à servidora por motivo de nascimento de filho(a), inclusive no caso de natimorto. O auxílio será pago ao cônjuge ou companheiro servidor público quando a parturiente não for servidora.
Auxílio Pré-escolar – RH57
Usar para solicitar benefício concedido ao servidor para auxiliar nas despesas pré-escolares de filhos ou dependentes com idade até 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade). (Decreto 977/1993 e IN 12/1993).
Auxilio Reclusão – RH98
Benefício concedido à família do servidor ativo por motivo de prisão do mesmo.
Auxílio Transporte – RH29
Usar para solicitar ressarcimento de auxílio-transporte.
Avaliação de Curso de Graduação – GR14
Avaliação interna de curso de graduação. Processo aberto pela Pró-Reitoria de Ensino e pelo Registro Escolar.
Avaliação de Estudante na Divisão Psicossocial – DP01
Avaliação de estudantes da UFV realizada por profissional da área de saúde da Divisão Psicossocial (DVP) que será encaminhado à Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) para apoio e atendimento educacional. Processo aberto pela Psicossocial e pela PRE-UPI.
Avaliação Médica – RH71
Utilizado quando houver a necessidade de um servidor/estudante ser submetido à avaliação médica.
Averbação de Tempo de Serviço – RH36
Usar para solicitar averbação do tempo de serviço prestado em outros órgãos públicos ou privados, desde que este período não tenha sido aproveitado para outros benefícios (de natureza previdenciária) em quaisquer outras entidades.
Baixa de Bens – MT28
Utilizado para desincorporação ou retirada de um bem do acervo patrimonial. Com isso, o número de patrimônio do bem que recebeu baixa não poderá ser utilizado por outro bem. Processo aberto pelos setores DMT-Patrimônio no campus Viçosa e DAF-Almoxarifado no campus Rio Paranaíba.
Cadastramento de Usuário Externo no SEI/UFV – DG05
Cadastramento de Usuário Externo no SEI da UFV (Uma pessoa externa ao seu Órgão pode assinar documentos produzidos no sistema e acompanhar o andamento do processo. Processo aberto pela PPO, DGI, CENTEV e Serviço de Material-Campus Florestal.
Cálculo do Valor Devido ao Plano de Seguridade Social – PSS – RH83
Utilizado quando o servidor fica afastado sem remuneração por motivo previsto na Legislação e deseja efetuar o pagamento desse período do Plano de Seguridade Social – PSS.
Calendário – GR11
Calendário Escolar Pós-Graduação – PP16
Calendário escolar Pós-Graduação. Aberto pelas unidades PPG, DPG e DPQ.
Cancelamento de Matrícula em Disciplina – RE32
Usado quando o estudante solicita cancelamento de matrícula em disciplina(s) por motivo excepcional. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.
Cancelamento de Oferecimento de Disciplina no Semestre – GR04
Cancelamento fora do prazo de inscrição em disciplinas Stricto Sensu – PP13
Utilizado quando o estudante solicita o cancelamento parcial das disciplinas matriculadas.Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.
Cessão/Colaboração Técnica/Exercício Provisório – RH10
Utilizado para solicitar prestação temporária de serviço em Instituições Federais de Ensino ou na UFV.
Chamada Pública – Aquisição de alimentos – MT38
Aquisição de alimentos, via chamada pública, em atendimento ao programa de aquisição de alimentos pela agricultura familiar.
Co-Tutela – PP22
Co-Tutela. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Colação de Grau – RE22
Usado quando o estudante cumpriu todas as exigências institucionais e legais e não colou grau na época regular ou deseja antecipar a sua colação. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três Campi.
Comissão Coordenadora e Câmara de Ensino – Centros de Ciências – AC06
Processo aberto por CCA, CCB, CCE e CCH.
Comissão de Suporte/Técnica/Permanente – AD07
Processo aberto por CCA, CCB, CCE e CCH.
Comodato e Cessão de Uso – MT29
Registro de contrato de comodato para utilização de bens na UFV. Processo aberto pela FACEV-Projetos e pela FUNARBE-Projetos.
Compensação de Carga Horária – RE10
Usado quando o estudante solicita compensação de atividades extracurriculares em carga horária de disciplina optativa. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três Campi.
Concorrência – Cessão de espaço físico – MT37
Concorrência para cessão onerosa de espaço físico. Processo aberto pelo Serviço de Material.
Concurso Público para a Carreira Docente – RH16
Utilizado para solicitar abertura de Concurso Público para a carreira docente.
Concurso Público para a Carreira Técnico-Administrativa – RH15
Utilizado para solicitar abertura de Concurso Público para a carreira técnico-administrativa. Processo aberto pelas unidades: CEPET, DAF-Gestão de Pessoas (Campus Rio Paranaíba), DDP-Provimento e SPE-Campus Florestal.
Conselhos e Comissões do CENTEV – CT04
Deliberação sobre questões diversas dos Conselhos Administrativo e Fiscal do CENTEV e demais Comissões. Processo restrito à unidade CENTEV.
Consolidação de Alterações Curriculares – GR23
Consolidação de Alterações Curriculares. Processo aberto pela unidade PRE-AAC – Acompanhamento e Avaliação de Cursos.
Convênio de Estágio – EC01
Trata-se de processo para celebração de convênio de concessão de estágio entre a UFV e a parte concedente ou agente de integração.
Convênio de Estágio – Cursos de Licenciatura – GR18
Objetiva , mediante cooperação entre os partícipes, possibilitar a realização de estágios curriculares supervisionados, com vistas à formação profissional de alunos matriculados em cursos de Formação de Professores para a Educação Básica.
Contrato de Registro de Diplomas para Faculdades – GR26
Contrato de Registro de Diplomas para Faculdades.
Contrato de Transferência de Tecnologia – DG14
Celebrar contrato de transferência de tecnologia e de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação desenvolvida pela UFV isoladamente ou por meio de parceria.
Consulta à Procuradoria Jurídica – AD01
Utilizado para solicitar assessoramento jurídico junto à Procuradoria Federal na UFV, de acordo com a Ordem de Serviço Conjunta Nº 01/2019, de 30 de outubro de 2019.
Contratos e Aditivos – MT01
Usar quando há a efetivação de contratos e convênios entre a UFV e órgãos externos ou renovação dos mesmos. Processo aberto pelas unidades CEPET e DGI.
Conversão de Férias Prêmio em Pecúnia – RH26
Usar para solicitar pagamento de férias prêmio em pecúnia a servidor aposentado, por não ter a usado para nenhum benefício.
Credenciamento de Docente no PROFIAP – PP54
Receber e analisar os pedidos de processo de Docentes no Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP. Processo aberto pelos Departamentos.
Credenciamento de Motorista – AD10
Credenciamento de motorista para dirigir veículos oficiais à disposição do Órgão solicitante.
Credenciamento Orientador/Coorientador Stricto Sensu – PP02
Credenciar docente/pesquisador para atuar na pós-graduação da UFV como coorientador ou orientador. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.
Credenciamento Orientador/Coorientador Stricto Sensu – PP02
Credenciar docente ou profissional vinculado a outras IES ou empresa privada para atuar no Lato Sensu. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.
Credenciamento Pesquisador Lato Sensu – PP40
Credenciar docente ou profissional vinculado a outras IES ou empresa privada para atuar no Lato Sensu.
Criação de Curso de Educação Continuada – GR21
Criação de Curso em Educação Continuada – Curta Duração. Processo aberto pelos departamentos e pelo CEAD.
Criação de Curso Lato Sensu – PP43
Criação de Curso Lato Sensu. Processo aberto pelos departamentos, pelas pró-reitorias de pós graduação e pela PPG.
Criação de Curso Stricto Sensu – PP14
Criação de Curso Stricto Sensu. Processo aberto pelos departamentos, pelas pró-reitorias de pós graduação e pela PPG.
Criação de Cursos de Graduação – GR05
Processo aberto pelas Diretorias de Ensino, pela Pró-Reitoria de Ensino e pelo Registro Escolar.
Criação de Cursos Técnicos – GR06
Processo aberto pelas Diretorias de Ensino, pela Pró-Reitoria de Ensino e pelo Registro Escolar.
Criação de Disciplinas – GR08
Processo aberto pelas Comissões Coordenadoras de Curso e pelos Centros de Ciência.
Criação de Empresa Júnior – EX01
Reconhecimento institucional de Empresa Júnior na UFV.
Cursar Disciplinas em Correquisito – RE13
Usado quando o estudante solicita cursar disciplinas em correquisito dentro do prazo previsto no calendário escolar. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.
Curso para servidor na UFV – RH18
Usar para solicitar participação em curso de capacitação, congresso, evento de curta duraçao (máximo de 15 dias).
Declarações/Certidões – RH70
Usar para solicitar certidões de vínculo, não afastado, antecedentes, tempo de serviço ou para treinamento ou declaração de dependentes
Defesa de Monografia/TCC de Curso de Graduação – GR22
Instrumento para formalizar a defesa de monografia ou trabalho de conclusão de curso nos departamentos da UFV.
Demanda Externa: Pessoa Jurídica – EXTERNO
Fornecimento de informações e pareceres concernentes à UFV a partir de demanda de instituições privadas (pessoa jurídica). Processo aberto pelas unidades: Ouvidoria, DGI, PPO e Reitoria.
Denominação de espaços da UFV – RT17
RESOLUÇÃO Nº 12/2014 – aprova a regulamentação para a denominação de espaços da UFV, que passa a fazer parte integrante desta Resolução.
Descredenciamento de Docente no PROFIAP – PP55
Descredenciamento de Docente no PROFIAP. Processo aberto pela unidade DGI.
Devolução de Recursos à União – FN17
Utilizado para devolução de valores diversos para os cofres da Universidade Federal de Viçosa (Conta Única da União).
Devolução de Taxa de Serviços da UFV – FN09
Utilizado para ressarcimento à pessoa física devido à despesa com taxa indevida.
Diárias e Passagens – SCDP inoperante – FN11
Utilizado apenas quando o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP estiver inoperante
Dilação de Prazo para Conclusão de Curso – RE17
Usado quando o estudante estiver cursando o último período no tempo máximo do curso. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.
Diligências – Órgãos de Controle – RH32
Utilizado para Indícios de Irregularidades detectados pelos Órgãos de Controle. O órgão responsável é notificado e toma as devidas providências.
Disciplina de Pós-Graduação Lato Sensu – PP50
Criação, modificação e extinção de disciplinas (A parte interessada é o departamento). Processo aberto pelas Coordenações de Pós Graduação e pela PPG.
Disciplina de Pós-Graduação Stricto Sensu – PP04
Criação, modificação e extinção de disciplinas (A parte interessada é o departamento). Processo aberto pelas Coordenações de Pós Graduação e pela PPG.
Dispensa – Cessão de espaço físico – MT35
Dispensa de licitação para cessão onerosa de espaço físico. Processo aberto pela unidade PAD-ComissaoEspacoFisico.
Dispensa – Compras com contrato – MT04
Dispensa de licitação para compras com entrega futura. Processo aberto pela DGI no campus Viçosa e pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.
Dispensa – Compras com entrega imediata – MT03
Dispensa de Licitação para compras com entrega imediata. Processo aberto pela unidade DMT-Licitação no campus Viçosa e pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.
Dispensa – Contratação de Fundação de apoio – MT08
Contratação da Fundação de Apoio para Gerenciamento do TED. Processo aberto pelas unidades DGI e DMT-Licitação.
Dispensa – Serviço com dedicação de mão de obra exclusiva – MT07
Dispensa de Licitação para contratação de serviço com dedicação de mão de obra exclusiva. Processo aberto pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.
Dispensa – Serviço continuado e escopo – MT06
Tipo de dispensa de licitação e subtipo de serviço continuado e escopo. Processo aberto pelas unidades DGI e DMT-Licitação no campus Viçosa e pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.
Dispensa – Serviço não continuado – MT05
Dispensa de Licitação para contratação de serviço não continuado. Processo aberto pelas unidades DGI e DMT-Licitação no campus Viçosa e pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.
Dispensa de Pré ou Correquisito – RE12
Usado quando o estudante solicita cursar disciplinas com dispensa de pré ou correquisito dentro do prazo previsto no calendário escolar. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.
Doação de Bens – MT26
Doação de bens para instituições sem fins lucrativos, Estados ou Prefeituras.
Edital – GR12
Edital de Chamada para o CENTEV – CT03
Deliberação sobre a publicação de editais de convocação de empreendimentos tecnológicos, sociais e culturais. Processo aberto pela CENTEV.
Eleição de Representantes Discentes na Comissão Coordenadora de Curso de Graduação – GR24
Instrumento por meio do qual é registrado todo o processo de eleição de representantes discentes na comissão coordenadora dos cursos de graduação da UFV, Campus Rio Paranaíba. Processo aberto pelas Comissões Coordenadoras de Curso.
Emissão Certificado Lato Sensu – PP46
Emissão Certificado Lato Sensu. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.
Emissão de Certificado de Residência Médica – RE33
Emissão de Certificado de Residência Médica
ENADE-Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – RE28
Usado quando o estudante é solicitado a realizar a prova, visando regularizar sua situação junto ao ENADE. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.
Equivalência de Disciplina – RE08
Usado quando o estudante solicita equivalência de disciplinas cursadas no mesmo curso. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.
Escolha do titular e suplente da Ouvidoria da UFV – RT07
Escolha do titular (Ouvidor) e suplente da Ouvidoria da UFV, nos termos da Resolução Consu noº 2/2011, de 7 de abril de 2011 e da Portaria no 1.181, de 10 de junho de 2020, da Controladoria-Geral da União. Processo aberto pela unidade SOC.
Espaço Físico – Ampliação, Adequação, Reforma e Demolição – AD04
Usar para ampliar e/ou reformar espaço físico.
Espaço Físico – Imóveis da Vila Giannetti e espaços físicos destinados a terceiros – AD02
Demandas relacionadas aos imóveis da Vila Giannetti e demais espaços físicos destinados a terceiros.
Espaço Físico – Imóveis e Espaços Físicos para uso Institucional – AD09
Demandas relacionadas a imóveis e espaços físicos institucionais para utilização das diversas unidades da UFV.
Espaço Físico – Imóveis residenciais – AD03
Demandas relacionadas aos imóveis residenciais.
Espaço Físico – Meio Ambiente: Avaliação de plantio, corte ou poda drástica de árvore na UFV – AD05
Avaliação de plantio, corte ou poda drástica de árvore na UFV.
Espaço Físico – Meio Ambiente: Regularização Ambiental – AD08
Usar para tramitar solicitações e documentos relacionados a relatórios, projetos e documentos para licenciamento ambiental a nível municipal, estadual e federal (exceto para solicitação de poda, corte e plantio de árvores).
Estágio Probatório – RH12
Usar para avaliação do período de Estágio Probatório. Processo aberto pela unidade DDP-Provimento.
Estudante Não Vinculado – RE27
Usar quando o estudante de outra instituição ou portador de diploma deseja cursar disciplinas na UFV. Em caráter excepcional, o estudante poderá solicitar matrícula fora do prazo. Processo aberto pelos departamentos e pelas Secretarias Gerais de Graduação.
Exame Complementar – RE21
Usado quando o estudante tiver como pendência para a colação de grau apenas uma disciplina em que foi reprovado por nota no último período em que a cursou. Resolução no 2/2011/CEPE, art. 1o. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.
Exame de Suficiência – RE19
Usado quando o estudante provar, mediante comprovação documental, que possui conhecimento da disciplina já cursada em outro curso ou outra Instituição e que não foi aproveitada. Resolução no 1/2011/CEPE, art. 4o. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.
Exame padronizado de proficiência em Inglês – PP57
Utilizado para solicitar a avaliação de novos exames de proficiência em língua a serem aceitos pela PPG. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.
Exclusão de Dependente – RH54
Utilizado para solicitar a exclusão de dependente, necessário anexar documentação em alguns casos.
Exoneração – RH67
Forma de vacância de cargo público efetivo, formalizada mediante publicação de portaria no diário Oficial da União, a pedido ou de ofício, sem caracterização de natureza disciplinar. (Art. 34 da Lei nº 8.112/90 ).
Exoneração/Designação de Função de Confiança (CD/FG/FUC) – RH01
Usar quando se referir à exoneração ou designação de Função de Confiança (CD-Cargo de Direção, FG-Função Gratificada ou FUC-Coordenação de Curso).
Extinção de Disciplinas – GR09
Processo aberto por Comissões Coordenadoras de Curso, pelas Câmaras de Ensino e pelos departamentos.
Folha de Pagamento – FN15
Utilizado para efetuar pagamentos a servidores ativos e inativos, pensionistas e médicos residentes. Processo aberto pelas unidades: DEM, DFN, DGP-Pagamento e DVT.
Formalização de Acordo de Cooperação Técnica – DG03
Formalização de Convênio acima de R$15.000,00 – Prestação de Serviços – DG01
Usar para formalizar Convênio acima de R$15.000,00 do tipo Prestação de Serviços
Formalização de Convênio acima de R$15.000,00 – Acordo de Parceria – DG02
Usar para formalizar Convênio acima de R$15.000,00 do tipo Acordo de Parceria.
Formalização de Convênio até R$15.000,00 – DG04
Usar para formalizar Convênio abaixo de R$15.000,00.
Fraude/Plágio Acadêmico – GR20
Fraude em avaliação, no controle de frequência ou qualquer tipo de plágio em trabalhos e tarefas. Processo aberto pelas Diretorias de Ensino, pelos Institutos de Ciências, pela Reitoria e pelo Registro Escolar.
Gerenciamento de Atas de Registro de Preços – MT14
Processamento das solicitações de compra de itens registrados em Atas e formalização destes pedidos junto aos respectivos fornecedores. Processo aberto pela unidade DMT-DARPP no campus Viçosa e pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.
Gestão e Governança Institucional – DG13
Utilizado para atendimento às demandas relacionadas à gestão e governança institucionais, bem como para atendimento às solicitações dos órgãos de controle externo. Processo restrito às unidades AIN, DGI, PPO e RTR.
Gestão, Fiscalização e Acompanhamento Contratual – Contratos com Exclusividade de Mão de Obra – DG07
Utilizado para fiscalização administrativa dos contratos continuados com dedicação exclusiva de mão de obra. Processo aberto nas unidades DGI-Gestores e Fiscais e DGI-Serviço de Contratos.
Gestão, Fiscalização e Acompanhamento Contratual – Contratos Continuados e de Escopo – DG11
Utilizado para juntar os documentos comprobatórios para a fiscalização dos contratos continuados e de escopo. Processo aberto pela unidade DGI-Gestores.
Graduação – Outras – GR00
Homenagens e Títulos Honorífico – RT01
Utilizado para indicação de recebimento de medalhas e homenagens na UFV.
Homologação de Férias – Casos Excepcionais – RH81
Solicitação de homologação de férias em casos excepcionais como: férias no mês da folha; folha de pagamento fechada; servidor com afastamento para licença saúde ou treinamento. Outras solicitações deverão ser realizadas pelo servidor no SIGAC.
Horário Especial para Servidor Estudante – RH20
Utilizado para solicitar horário especial para cursar disciplinas de graduação e pós-graduação na UFV ou em outras Instituições.
Horário Especial para Servidor/Dependente com Deficiência – RH76
Usar quando o servidor solicitar horário especial em virtude de ser ou ter um dependente portador de deficiência conforme artigo 98 § 2º e § 3º da Lei nº 8.112 de 1990.
Incentivo à Qualificação – RH04
Utilizado para solicitar Incentivo à Qualificação para servidor técnico-administrativo.
Incidente envolvendo veículo da frota da UFV – AD11
Usar para comunicação de incidente envolvendo veículo da frota da UFV.
Incidente processual em Processo Administrativo Disciplinar – RT09
Incidente processual destinado a apurar questões preliminares suscitadas em processo administrativo disciplinar (ex. incidente de suspeição ou impedimento; incidente de insanidade mental). Processo aberto pela unidade USC – Unidade Seccional de Correição.
Inclusão de Dependente – Pai e Mãe – RH50
Utilizado para solicitar o cadastro do pai e/ou mãe para fins de acompanhamento ou para fins de dedução de Imposto de Renda.
Inclusão de Dependente – Pai e Mãe para fins de IRPF – RH51
Utilizado para solicitar o cadastro do pai e/ou mãe para fins de dedução de Imposto de Renda. Somente nos casos em que o dependente já estava cadastrado, mas não para o referido benefício.
Inclusão de Dependente – RH49
Cadastro de dependente(s) de servidor(a) para fins de abatimento no Importo de Renda, Auxílio Pré-escolar, Auxílio Natalidade, Assistência à Saúde Suplementar, para fins de Acompanhamento e/ou Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família.
Inclusão de Dependente Especial – RH53
Utilizado para cadastro/alteração de dependente(s) com necessidades especiais para fins de recebimento de benefícios em caráter permanente ou durante o período que durar a necessidade especial.
Indicação/nomeação de coordenador de projetos institucionais da PRE – GR27
O processo tem como objetivo a indicação/nomeação/substituição de coordenador para os diversos projetos institucionais sob responsabilidade da PRE. Os principais são o Programa de iniciação à docência (PIBID), a Residência Pedagógica (RP) e o Programa de Projetos de Ensino, além de outros programas eventuais objeto de editais das agências de fomento.
Indicação/Designação/Substituição de Síndico de Edifício – RT11
Processo utilizado por chefias da UFV para inserir documentos referentes à indicação de síndicos. Cada prédio da UFV deve ter um síndico. No caso de departamentos, ocorre reunião para indicação e os centros acadêmicos emitem o ato de nomeação.
Inexigibilidade – Compras com contrato – MT10
Inexigibilidade para compras com entrega futura. Processo restrito às unidades: DAF-Material, DGI e SMD.
Inexigibilidade – Compras com entrega imediata – MT09
Inexigibilidade de Licitação para compras com entrega imediata. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DGI e SMD.
Inexigibilidade – Serviço com dedicação de mão de obra exclusiva – MT13
Inexigibilidade de Licitação para contratação de serviço com dedicação de mão de obra exclusiva. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material e SMD.
Inexigibilidade – Serviço continuado e escopo – MT12
Inexigibilidade para contratação de serviço continuado e escopo. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DGI, DMT-Licitação e SMD.
Inexigibilidade – Serviço não continuado – MT11
Inexigibilidade de Licitação para contratação de serviço não continuado. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DGI, DMT-Licitação e SMD.
Insalubridade – Contratos com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra – DG12
Análise do pagamento da insalubridade no âmbito de contratos com dedicação exclusiva de mão de obra. Processo aberto pelas unidades: DGI-Gestores Fiscais e DGI-Serviço de Contratos.
Integração em Segurança do Trabalho – RH93
Usar para formalizar o treinamento de integração em segurança do trabalho de novos servidores. Processo aberto pelas unidades DSS-Seg.Trabalho e PGP-Pró-Reitor.
Interrupção, Cancelamento ou Reprogramação de Férias – RH48
Usar para solicitar interrupção, cancelamento ou reprogramação de férias, (Arts. 77 ao 80 da Lei 8112/1990), somente nesses casos. Nos casos de programação e homologação de férias, responsabilidade do servidor e da chefia, respectivamente.
Inventário Geral de bens patrimoniais – MT25
Realização de Inventário patrimonial da Instituição, com a conferência física de todos os bens por empresa contratada especializada e consolidado por Comissão de Inventário.
Investigação Preliminar (Lei n. 12.846/2013) – RT12
Procedimentos relacionados à Lei Nº 12.846, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública,nacional ou estrangeira, e dá outras providências.
Investigação Preliminar Sumária – RT15
Trata-se de procedimento correcional de natureza investigativa, e não acusatória. Seu objetivo é verificar se existem elementos mínimos para a instauração de uma sindicância investigativa.
Isenção do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) – RH24
Usar para solicitar isenção do Imposto de Renda Retido na Fonte no caso de servidor aposentado de forma integral ou voluntária, ou pensionista que for avaliado por Junta Médica Oficial como portador de doença especificada em lei. Processo aberto pelas unidades: CEPET, DAF-Gestão de Pessoas, DGP-Aposentadoria e SPE.
Licença à adotante – RH41
Usar para solicitar licença remunerada concedida ao servidor(a) pela adoção de criança, contado a partir da data do Termo de Adoção ou Termo de Guarda e Responsabilidade. (Art. 210 da Lei nº 8.112/90).
Licença Capacitação – RH09
Usar quando o servidor docente ou tecnico-administrativo solicitar Licença Capacitação.
Licença Maternidade – RH39
Usar para solicitar licença remunerada a ser concedida administrativamente quando tiver seu início na data do parto, comprovada pelo registro de nascimento, sem que seja necessária a avaliação médico pericial.
Licença para Acompanhamento de Cônjuge/Companheiro(a) – com Exercício Provisório – RH45
Utilizado para solicitar licença do servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado, para outro ponto do território nacional (ou exterior), para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo, com exercício provisório.
Licença para Acompanhamento de Cônjuge/Companheiro(a) – sem remuneração – RH44
Usar para solicitar licença do servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado, para outro ponto do território nacional (ou exterior), para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo, sem remuneração.
Licença para Atividade Política – RH47
Usar para solicitar licença ao servidor que busca concorrer a cargo eletivo, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.
Licença para Mandato Classista – RH46
Utilizado para solicitar licença para desempenhar mandato em confederação, federação, associação de classe de âmbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profissão.
Licença para Tratar de Assuntos Particulares – RH43
Utilizado para solicitar licença não remunerada concedida ao servidor estável, observado o interesse da Administração, pelo prazo de até 03 (três) anos consecutivos, limitado a 06 (seis) anos durante toda a vida funcional do servidor.
Licença Paternidade – RH40
Usar para solicitar licença remunerada a ser concedida ao servidor pelo nascimento de filho, por cinco dias consecutivos contados a partir da data do nascimento do filho, e prorrogável por mais 15 dias consecutivos.
Licença Prêmio por Assiduidade – Férias Prêmio – RH42
Utilizado para solicitar benefício concedido ao servidor, 90 dias de férias a cada 5 anos de trabalho ininterrupto, por cada quinquênio completo até 15/10/1996. (Art. 87 da Lei 8.112/1990, com nova redação dada pela lei 9.527/1996).
Licitação de Obras e Reformas (Lei 8.666/93) – MT36
Contratação de empresa especializada com fornecimento de materiais e mão de obra para execução de obra/reforma. Processo aberto pela unidade DMT-Obras e Reformas.
Mandado Judicial – RH80
Usar quando a PGP receber demanda judicial.
Matrícula – RE03
Utilizado quando o estudante solicita regularização de matrícula, matrícula fora do prazo ou para incluir disciplina. Citar o nome da disciplina e do estudante. Processo aberto pelas unidades SEG e pela HOS.
Matrícula de estudantes Lato Sensu – PP49
Matrícula de estudantes em cursos Lato Sensu. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.
Matrícula de estudantes Scricto Sensu – PP53
Matrícula de estudantes scricto sensu – Programa FARA. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.
Matrícula fora do prazo em disciplinas Stricto Sensu – PP12
Alteração de matrícula fora do prazo (inclusão ou exclusão de disciplinas). Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.
Matriz de Distribuição Orçamentária – PO02
Apresentação do resultado da matriz de distribuição orçamentária acadêmica – campus Viçosa. Processo aberto somente pela unidade PPO.
Médico Residente – RH65
Programas de Residência Médica oferecidos pelos Departamento de Medicina e de Medicina Veterinária.
Memorando/Convênios Internacionais – RI01
Usar para celebração de acordos internacionais. Processo aberto pela unidade DRI.
Mobilidade Acadêmica – RE15
Usado quando um estudante da UFV solicita Mobilidade Acadêmica ou quando um estudante externo solicita Mobilidade Acadêmica na UFV.
Mobilidade acadêmica Stricto Sensu – PP06
Estudante de programa de pós-graduação de outra instituição que solicita cursar disciplina(s) da pós da UFV.
Modificação de Programa Analítico de Disciplinas (desativado) – GR10
Processo aberto pelas unidades PRE e PRE-AAC.
Monitoria – GR02
Usar quando o órgão solicita a abertura de edital para contratação de monitores. (A parte interessada é o órgão).
Movimentação de Conta Vinculada – DG10
Processo para abertura de conta vinculada para contratos de mão-de-obra exclusiva. Processo aberto pelas unidades DGI e DGI-Gestores e Fiscais.
Mudança de Catálogo – RE23
Utilizado quando o estudante solicita retornar ao catálogo de origem. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.
Mudança de Curso PEC-G – RE24
Usado somente para estudantes estrangeiros, através de Convênio PEC-G, que vêm para a UFV cursar regularmente a graduação. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.
Mudança de nível com ou sem defesa de dissertação Stricto Sensu – PP15
Estudante de mestrado solicita ingresso no doutorado com ou sem defesa de dissertação. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.
Nomeação de Orientador Acadêmico – AC01
Nomear professores para orientação acadêmica dos alunos.
Oferecimento de Disciplina – GR13
Utilizar para solicitar oferecimento de disciplinas de graduação. Processo aberto pelos centros de ciência, departamentos e Registro Escolar.
Oferecimento de Problemas Especiais e Tópicos Especiais – PP25
Oferecimento de disciplinas do tipo Problemas Especiais e Tópicos Especiais. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação, institutos de ciências e PPG.
Órgão participante em Intenção de Registro de Preços – MT24
Aquisição/contratação de bens/serviços de licitação realizada por outro Órgão, com entrega/prestação imediata, via participação em Intenção de Registro de Preços do Órgão Gerenciador. Processo aberto pela unidade DMT-Licitação.
Orientação Técnica de Segurança do Trabalho – RH94
Enviar comunicados sobre prevenção de acidentes e doenças para servidores da UFV. Processo aberto pelas unidades DSS-Seg.Trabalho e PGP-Pró-Reitor.
Outorga de uso de Laboratórios, Equipamentos e/ou Instalações – DG15
Formalizar um contrato de uso de laboratório, equipamentos ou instalações para um ente externo.
Pagamento de Ajuda de Custo Estudantil – FN14
Utilizado para pagamento de estudantes que participam de eventos.
Pagamento de Auxílio Estudantil – PNAES – FN12
Utilizado para pagamento de auxílio estudantil a estudantes que demandam apoio socioassistencial para moradia, alimentação e outros assuntos relacionados ao PNAES.
Pagamento de Bolsa Atividade – FN13
Utilizado para pagamento de bolsistas que prestam serviços em órgãos da UFV.
Pagamento de Exercício Anterior – RH84
Utilizar para cálculo e lançamento de valores referentes a exercício anterior. Processo aberto pelas unidades: DGP-Aposentadoria e DGP-Pagamento.
Pagamento de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso – Banca Externa – RH30
Utilizado para solicitar pagamento de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso devido a descentralização de recursos por outra Instituição.
Pagamento de Infração de Trânsito – FN19
Usar para identificação de infrator e pagamento de infrações de trânsito. Processo aberto pelas unidades: DAF-Serviço de Transporte, DIA-Serviço de Transportes e DLO-GestaodeFrotadeVeiculos.
Pagamento de Material de Consumo ou Prestação de Serviço – FN01
Usar para pagamento de fornecedores de bens e materiais.
Pagamento de Material de Consumo ou Prestação de Serviço com Contrato – FN02
Usar para pagamento de fornecedores de bens e materiais.
Pagamento de Material Permanente – FN03
Usar para pagamento de fornecedores de bens e materiais.
Pagamento de Pessoal Externo – Concurso Público para Técnico-Administrativo – RH13
Pagamento de Serviço de Obra e Engenharia – FN04
Usar para solicitar pagamento de terceirizados que trabalharam em aplicação de provas de concurso público para a carreira técnico-administrativa. Processo aberto pelas unidades: CEPET, DAF, DDP-Provimento e SPE.
Pagamento de Terceirizado – FN05
Usar para pagamento de fornecedores de obras e engenharia.
Participação do Servidor em evento fora da UFV – No país ou no exterior – RH79
Usar para afastamento de servidores docentes e técnico-administrativos no país ou no exterior para participar de eventos de curta duração, como congressos, seminários, visitas, palestras, cursos, treinamentos e outros eventos de capacitação.
Pensão Alimentícia – RH99
Controle das demandas de pensões alimentícias lançadas em folha de pagamento
Pensão Civil – RH25
Usado para solicitar benefício pago mensalmente aos dependentes do servidor público federal falecido, com vigência a partir da data do óbito, podendo ser vitalícia ou temporária. Processo aberto pelas unidades CEPET, DAF, DGP-Aposentadoria e SPE.
Pesquisador Colaborador – PP23
Pesquisador colaborador. Processo aberto pelo BIOAGRO, Pelos institutos e centros de ciência, pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.
Planilha financeira Lato Sensu – PP48
Planilha financeira Lato Sensu. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.
Plano Anual de Auditoria Interna-PAINT – AU02
Definir os trabalhos de auditoria prioritários a serem realizados no exercício seguinte ao Plano. Processo aberto somente pela unidade AIN.
Plano de Aplicação dos Recursos Orçamentários (Unidades Administrativas) – PO03
Apresentação do planejamento dos recursos a serem aplicados nas unidades administrativas.
Plano de capacitação de docente – PP27
Usar quando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação encaminhar o plano de capacitação de docente para o departamento. Processo aberto pela unidade PPG/TRN.
Plano de Desenvolvimento de Pessoas – RH86
Utilizar para informar as necessidades de desenvolvimento dos servidores. Processo aberto pela unidade DDP-Capacitação.
Plano de Negócios da Auditoria Interna – PNAINT – AU07
Apresentar o planejamento estratégico que irá conduzir as ações da Auditoria Interna por um período de 4 (quatro) anos. Processo aberto somente pela unidade AIN.
Pós-Doutorado – PP09
Treinamento em nível de pós-doutorado, em caso de pesquisadores sem vínculo com a Instituição e portadores de título de doutor. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.
Pós-Graduação – Outros – PP00
Processo aberto pela PPG.
Pré-Incubação e Incubação de Empresas – CT01
Utilizado para Inscrição de projeto de Pré-Incubação administrado pelo CENTEV. Processo aberto somente pela unidade CENTEV.
Pregão – Contratação de serviço continuado e escopo – MT20
Pregão Eletrônico e subtipo de serviço continuado e escopo. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DGI, DMT-Licitação e SMD.
Pregão Eletrônico – Compras com contrato – MT18
Aquisição de materiais de consumo e/ou bens permanentes, via pregão eletrônico, com entrega parcelada, com contrato. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DGI e DMT-Licitação.
Pregão Eletrônico – Compras com entrega imediata – MT17
Aquisição de materiais via pregão eletrônico. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DMT-Licitação e SMD.
Pregão Eletrônico – Serviço com dedicação de mão de obra exclusiva – MT21
Contratação de serviços com dedicação de mão de obra exclusiva, via pregão eletrônico. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material e DMT-Licitação.
Pregão Eletrônico – Serviço não continuado – MT19
Contratação de Prestação de serviços via pregão eletrônico. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DMT-Licitação e SMD.
Pregão Eletrônico – Serviços comuns de engenharia – MT33
Contratação de prestação de serviços comuns de engenharia via pregão eletrônico. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material e SMD.
Pregão Eletrônico SRP – Compras – MT15
Aquisição de materiais na modalidade de registro de preços.
Pregão Eletrônico SRP – Serviço não continuado – MT16
Contratação de Prestação de serviços não continuado via pregão eletrônico SRP.
Pregão Eletrônico SRP – Serviços comuns de engenharia – MT32
Contratação de Prestação de serviços comuns de engenharia via registro de preços. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material e SMD.
Pregão SRP – Serviço continuado – MT23
Contratação de serviços continuados, sem dedicação de mão de obra exclusiva, via pregão eletrônico, em sistema de registro de preços. Processo aberto pela unidade DMT-Licitação.
Prestação de Contas – DG09
Realização de prestação de contas das Fundações de Apoio à UFV.
Prestação de Contas Anual de UG – FN20
Realização de prestação de conta anual das UGs dos Campi da UFV, contendo os relatórios das comissões nomeadas de inventário de Patrimônio (bens móveis e imóveis), Almoxarifado e Financeiro.
Procedimento de Resolução Consensual de Conflitos – RT10
Procedimentos adequados ao tratamento das infrações administrativas de menor potencial ofensivo, ou seja, aquelas puníveis com a sanção de advertência ou de suspensão por prazo menor ou igual a 30 dias.
Processo Administrativo Disciplinar – RT04
De acordo com o disposto do art. 148 da Lei 8.112/1990, “o proc. disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuiçõestido”. Processo aberto pela unidade RTR.
Processo Administrativo de Responsabilização (Lei n. 12.846/2013) – RT13 – Processo Administrativo de Responsabilização (Lei n. 12.846/2013)
Processo administrativo destinado a apurar irregularidades disciplinares praticadas por servidores ou empregados públicos. Base legal: Lei n. 12.846/2013 e Instrução Normativa CGU n. 14/2018.
Processo Disciplinar – Discente – RT05
De acordo com o disposto do art. 148 da Lei 8.112/1990, “o processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições”. (Apurar infração disciplinar do discente). Processo aberto pelas unidades: DGF, DGR, PRE e RTR.
Processo Seletivo – Residência em Medicina Veterinária – PP59
Relatório contendo o Edital e todas as fases do processo seletivo para preenchimento de vagas do Curso de Residência em Medicina Veterinária. Processo aberto pela unidade LRM.
Processos recebidos de outras instituições – EXTERNO
Tipo de processo interno do Sistema, usado para processos recebidos de outras instituições via Barramento.
Produtos Químicos Controlados pelo Exército – Campus Viçosa – AD06
Responsabilidade técnica pela solicitação de compra, recebimento e distribuição dos produtos controlados pelo Exército no Campus Viçosa.
Professor Substituto – Contratação – RH60
Usar para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da Administração Federal direta, as autarquias e as fundações públicas poderão efetuar contratação de pessoal por tempo determinado.
Professor Substituto – Renovação – RH61
Usar para solicitar renovação, após o Término do Contrato, desde que o contrato não extrapole 2 anos, o professor titular ainda esteja afastado ou quando este retorne, tenha surgido outra vaga após o início do contrato.
Professor Substituto – Rescisão – RH62
Usar para solicitar rescisão do contrato do professor substituto a pedido ou de ofício.
Professor Visitante – RH64
Usar solicitar contratação para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da Administração Federal direta, as autarquias e as fundações públicas poderão efetuar contratação de pessoal por tempo determinado.
Professor Voluntário – RH63
Usar para solicitar contratação de professor, sem remuneração. Somente nos casos de professor aposentado por tempo de serviço e/ou por idade e convidado pela Instituição. (Lei 9.608/1998 e Resolução 15/2015 do CONSU/UFV).
Programa de Aprimoramento Profissional do Departamento de Nutrição e Saúde (PAP/DNS) – NS01
Consiste em diversas atividades orientadas, em caráter presencial, dirigidas a Nutricionistas e outros profissionais da área, que desejarem atualizar seus conhecimentos, junto a setores do Departamento de Nutrição e Saúde. Processo aberto pela unidade DNS.
Programa de Aprimoramento Profissional do Departamento de Veterinária (PAP/DVT) – VT01
Consiste em diversas atividades orientadas, em caráter presencial, dirigidos a médicos veterinários e profissionais de áreas afins que desejarem se submeter a um treinamento ou atualização de conhecimentos junto a setores e laboratórios do DVT. Processo aberto pela unidade DVT.
Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade – PGMQ – AU06
Promover a avaliação e a melhoria contínua dos processos de trabalho, dos produtos emitidos e da eficácia e da eficiência da atividade de auditoria interna governamental. Processo aberto pela unidade AIN.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – RH74
Usar para avaliar e gerenciar os riscos ambientais existentes ou que possam surgir no ambiente de trabalho.
Programa Doutorado Sanduíche PDSE/CAPES – PP24
Estudante de doutorado que solicita realizar pesquisa em instituição no exterior.
Programa para Empresa Residente – CT02
Inscrição no Processo de Seleção de Empresas para Instalação no tecnoPARQ. Processo aberto pela unidade CENTEV.
Progressão por Capacitação – RH03
Usar para solicitar Progressão por Capacitação para servidor técnico-administrativo.
Progressão/Promoção Docente – RH05
Usar para solicitar Progressão/Promoção para servidor docente.
Projeto Pedagógico de Curso Lato Sensu – PP52
Usar para atualizar Projeto Pedagógico de Curso Lato Sensu. Processo aberto pelas unidades FOT, LAU e PPG.
Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação/Técnico/Médio – GR07
Proposição de Custos – Gratificação por Encargo Curso/Concurso – RH14
Usar para solicitar pagamento de servidores da UFV que trabalharam nos diversos processos seletivos na UFV.
Proposta de Normatização – RT02
Usar para criação de Portaria Normativa.
Prorrogação de conceito I – PP28
Solicitação de prorrogação de alteração do conceito I para conceito ou nota definitivos. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.
Prorrogação de prazo para conclusão do Lato Sensu – PP41
Prorrogação de prazo para conclusão do Lato Sensu.
Prorrogação de prazo para conclusão Stricto Sensu – PP20
Prorrogação de prazo para conclusão Stricto Sensu. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.
Protocolo de Intenções – DG16
Formalizar a intenção de celebração de parceria futura entre a UFV e outra instituição. Não envolve recursos financeiros.
Publicação de Livros e Cadernos Didáticos – ED01
Por meio de suas publicações, a Editora UFV visa difundir o conhecimento acadêmico,resultado dos vários anos de estudos, ensino e pesquisa dos autores da UFV e de outras instituições congêneres. Processo aberto pela unidade EDT.
Questionamentos para Conselhos Superiores – RT14
Enviar questionamentos à SOC sobre deliberações do CONSU
Reativação de Matrícula – RE20
Usado quando o interessado, após a conclusão da graduação, solicita matrícula em outra modalidade. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.
Recebimento de Doação – MT27
Recebimento de doação de bens. Processo aberto pelas unidades: DAF-Almoxarifado e DMT-Patrimônio.
Recondução – RH68
Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, mediante inabilitação ou desistência no estágio probatório relativo ao cargo atual ou reintegração do anterior ocupante. (Art. 29 da Lei nº 8.112/90 ).
Reconhecimento de Diploma de Pós-Graduação Stricto Sensu – PP10
Portador de diploma de pós-graduação apresenta diploma expedido por estabelecimento estrangeiro de ensino superior que será declarado equivalente ao que é concedido no país e habilitado conforme os fins previstos na lei.
Reconhecimento de Disciplina – RE11
Usado quando o estudante solicita transformação de disciplina cursada como facultativa em optativa. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.
Reconhecimento de Tempo de Serviço Especial – RH78
Usar quando o servidor solicitar reconhecimento do tempo de serviço especial
Reconsideração de Desligamento – RE18
Usado quando o estudante solicita revisão do desligamento. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.
Reconsideração de desligamento Stricto Sensu – PP05
Utilizado quando o estudante for desligado e requerer reconsideração. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.
Recuperação de Crédito de Servidor Demitido ou Exonerado – RH95
Recuperação de crédito de servidor demitido ou exonerado. Processo aberto nas unidades DGP-Cadastro e PGP-Pró-reitor.
Recurso Contra Indeferimento de Matrícula/SISU – RE31
Usar quando o candidato classificado no SISU tiver sua matrícula indeferida. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.
Recurso contra indeferimento no processo seletivo Stricto Sensu – PP26
Usar quando o candidato tiver sua inscrição indeferida no processo seletivo. Processo aberto pela PPG.
Recurso de parecer da Comissão de Heteroidentificação/Deficiência – PP29
Usar quando o candidato for considerando pela comissão de avaliação inapto a matricular-se no programa de pós-graduação. Processo aberto pelas unidades PPG-CVA.
Redistribuição – RH11
Usar para solicitar transferência de servidores entre Instituições Federais de Ensino e a UFV de forma definitiva.
Redução da Jornada de Trabalho com Remuneração Proporcional – RH58
Usar para solicitar redução de jornada em virtude de interesses particulares e em consonância com as demandas da administração. (Art. 20 da IN 02 DE 12/09/2018).
Regimento Geral de Pós-Graduação Lato Sensu – PP42
Regimento Geral de Pós-Graduação Lato Sensu.
Regimento Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu – PP18
PPG propõe alteração no Regimento Geral da pós Graduação. Processo aberto pelas unidades: DPG, DPQ e PPG.
Regimento Interno de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – PP17
Elaboração ou modificação do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação.
Regimento/Relatório/Plano/Política/Resolução – RG01
Usar para elaboração, aprovação ou alteração de regimentos da UFV.
Registro de Veículos da Frota Oficial – DL01
Usar para registro de veículos da frota da UFV, seja através de compra ou incorporação de veículo de convênio ou doação à frota da UFV. Solicitação de adesivagem, rastreamento, inserir veículo no sistema de abastecimento e manutenção da frota.
Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna – RAINT – AU03
Informações sobre a execução do PAINT e a análise dos resultados decorrentes dos trabalhos de auditoria. Processo aberto pela unidade AIN.
Relatório de Auditoria Interna – RAI – AU01
Obtenção e análise de evidências com o objetivo de fornecer opiniões ou conclusões independentes sobre um objeto de auditoria. Processo aberto pela unidade AIN.
Relatório de Consultoria-RC – AU05
Assessoramento, aconselhamento e outros serviços relacionados, fornecidos à Administração Superior com a finalidade de respaldar as operações da unidade.Processo aberto pela unidade AIN.
Relatório de Inspeção Técnica – RH72
Usar para avaliação das condições de saúde e segurança no trabalho.
Relatório de Metas do PROFIAP – PP56
Relatório de Metas do PROFIAP. Processo aberto pela unidade DGI.
“Relatório de Monitoramento do LAI – RT16”
Relatório Anual de Monitaramento da lei de acesso à informação Decreto 7724/2002 – art. 67, inciso 2.
Relatório Semestral de Atividades de Auditoria Interna – RSAINT – AU04
Comunicar as informações sobre o desempenho da atividade da auditoria interna no primeiro semestre de cada exercício. Processo aberto pela unidade AIN.
Relatórios anuais de gestão das fundações de apoio da UFV – RT08
Avaliação de desempenho da fundação de apoio feita pelo Conselho Universitário com base no relatório anual de gestão, balanço patrimonial e demonstrativo de resultado do exercício, nos termos da Resolução Consu no 08/2012. Processo aberto pela unidade SOC.
Relatórios das Atividades Acadêmicas – Residência em Medicina Veterinária – PP58
Relatório das atividades acadêmicas dos residentes nos dois anos de curso e relação dos residentes aptos à promoção ao segundo ano do curso e relação dos residentes que fazem jus ao certificado de conclusão do curso.
Remoção Interna – RH08
Usar para solicitar transferência de um órgão para outro dentro da UFV.
Remoção para outro Campus da UFV (Art. 36, lei 8.112/90) – RH69
Solicitado pelo servidor e no interesse da administração. É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. (Art. 36 da Lei 8.112/1990).
Reoferecimento de curso Lato Sensu – PP47
Reoferecimento de curso Lato Sensu.
Reposição/Solicitação de Servidor Técnico-Administrativo – RH17
Utilizado para solicitar novo ou reposição de servidor técnico-administrativo.
Ressarcimento à União por Dano ao Patrimônio Público – FN16
Usar para solicitar ressarcimento a terceiros por ter causado dano ao patrimônio público.
Ressarcimento de Despesas Realizadas por Convênio – FN06
Usar quando o próprio solicitante vinculado à programa de pós-graduação da UFV efetua pagamento de despesas e solicita reembolso mediante justificativa. Deve ser nominal (Pessoa Física).
Ressarcimento do Auxílio Saúde Suplementar – RH55
Usar para solicitar o ressarcimento do Auxílio Saúde quando possui Plano de Saúde não conveniado pela Instituição, mediante ressarcimento parcial do valor despendido pelo servido. (Art. 230 da Lei 8.112/1990 e Art. 25 da Portaria 01/2017 do MPOG).
Ressarcimento para Público Externo – FN08
Usar quando o solicitante não for da UFV.
Ressarcimento para Servidor Público ou para Estudante – FN07
Usar quando o próprio servidor ou estudante efetua pagamento de despesas e solicita reembolso mediante justificativa. Deve ser nominal (Pessoa Física).
Retribuição por Titulação – RH07
Usar para solicitar Retribuição por Titulação para servidor docente.
Revalidação de Diploma – RE29
Usar quando o portador de diploma de graduação ou pós-graduação apresenta diploma expedido por estabelecimento estrangeiro de ensino superior que será declarado equivalente ao que é concedido no país e habilitado conforme os fins previstos na lei.
Revalidação de Diploma de Graduação – GR25
Usar quando o portador de diploma de graduação ou pós-graduação apresenta diploma expedido por estabelecimento estrangeiro de ensino superior que será declarado equivalente ao que é concedido no país e habilitado conforme os fins previstos na lei. Processo aberto pela unidade PRE.
Revisão de Aposentadoria – RH27
Usar para solicitar revisão de aposentadoria por averbação de tempo de serviço ou quando acometido de doença especificada em lei, conforme Artigo 190 da Lei nº 8.112/90.
Rol de Responsáveis – FN18
O rol de responsáveis é peça de apresentação obrigatória pelas unidades prestadoras de contas, conforme estabelece o art. 2º da Lei 8.443/1992, e deve obedecer às disposições dos arts. 7 e 8 da IN TCU 84/2020.
Saída de Itens de Estoque, Baixas e Encerramento – MT34
Relatório de saída de itens de estoque, baixas e encerramento de atividade. Processo aberto pelas unidades DMT-Liquidação e SMD-Almoxarifado.
Sindicância – RT03
Processo investigativo para apurar possíveis irregularidades no setor público.(quando se toma conhecimento de um fato a ser apurado, mas não há indícios de autoria (ex: furtos, assuntos corriqueiros))
Solicitação de Pagamento relativo ao Espólio do Servidor/Pensionista – RH28
Usar para solicitar o pagamento de resíduo financeiro deixado pelo servidor ou beneficiário de pensão civil em virtude de seu falecimento.
Substituição de Função de Confiança (CD/FG/FUC) – RH02
Usar quando se referir à substituição temporária de Função de Confiança (CD-Cargo de Direção, FG-Função Gratificada ou FUC-Coordenação de Curso).
Suprimento de Fundos – FN10
Usar para cobrir despesas imediatas de pequeno vulto, conforme Lei nº4320/1964. É sempre nominal a alguém do órgão.
Suspensão/Restabelecimento do Pagamento – RH89
Utilizar para suspender/restabelecer o pagamento dos servidores aposentados e para pensionistas da UFV. Processo aberto pelas unidades DGP-Aposentadoria e PGP-Pró-Reitor.
Técnico Voluntário – RH92
Contrato de técnico, sem remuneração, para trabalho voluntário na UFV. (Lei 9.608/1998).
Termo de Execução Descentralizada – TED – DG06
Instrumento por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito entre órgãos e/ou entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União para execução de ações de interesse da unidade orçamentária descentralizadora.
Tombamento e Incorporação de Bens – MT30
Tombamento e incorporação de bens.
Trancamento de Matrícula – RE14
Usado quando o estudante solicita trancamento de matrícula no curso por motivo excepcional.
Trancamento de matrícula / Afastamento Stricto Sensu – PP19
Trancamento de matrícula / Afastamento Stricto Sensu.
Transferência de Créditos de Alimentação – FN21
Transferência de créditos de alimentação entre estudantes na UFV. Processo aberto pelas unidades DCC e PCD.
Treinamento Docente – PP01
Docente em afastamento para treinamento dentro ou fora do país ou viagem de curta duração ao exterior.
UEPE’s – Monitoramento – DG08
Promover a avaliação e monitoramento das atividades desenvolvidas nas Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão – UEPE’s. Processo aberto pelas unidades DGI e PPO.
Uso de Moradia Estudantil – RE34
Solicitação de uso de moradia estudantil por estudantes que não atendem os critérios definidos pelo CEPE.
Monitoramento de recomendações – AU08
Verificar se as medidas implementadas pela Unidade Auditada estão de acordo com as recomendações emitidas pela Auditoria Interna ou com o plano de ação acordado e se aquelas medidas foram suficientes para solucionar a situação apontada como inadequada frente aos critérios adotados.
Vacância – RH66
Forma de desligamento do cargo público efetivo. Somente consideradas as vacâncias por posse inacumulável em outro cargo público, inaptidão em estágio probatório, readaptação, demissão ou falecimento do servidor. (Art. 33 da Lei nº 8.112/90 ).
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