Processos

Indicamos abaixo, em ordem alfabética, os tipos de processos disponíveis no SEI, seguidos de seus respectivos códigos. 

Caso o processo tenha uma base de conhecimento cadastrada no SEI, a base poderá ser acessada clicando no nome processo.


Abono Permanência – RH22

Utilizado para solicitar o benefício do abono de permanência para isenção previdenciária.


Aceleração de Promoção Docente – RH06

Utilizado para solicitar Aceleração de Promoção para servidor docente.


Acertos Financeiros – RH91

Processo interno à PGP.


Adesão (Carona) à Ata de Registro de Preços – MT22

Utilizado para aquisição de bens/serviços de licitação realizada por outro Órgão com entrega/prestação imediata.


Adicional Ocupacional (Insalubridade / Periculosidade) – RH77

Utilizado quando o servidor solicitar adicional ocupacional por periculosidade ou insalubridade.


Afastamento Acadêmico – RE09

Utilizado quando o estudante solicita afastamento de suas atividades acadêmicas, conforme previsto no regime didático da UFV. Aberto pelas unidades Secretaria Geral de Graduação – SEG.


Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo – RH37

Utilizado para solicitar afastamento permitido ao servidor quando investido em mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital. (Art. 94 da Lei n° 8.112 /90 )



Afastamento para participar de Curso de Formação – RH96

Utilizado para afastamento para participar de curso de formação.


Afastamento para Servir a Outro Órgão ou Entidade – RH38

Utilizado para solicitar que o servidor seja cedido para exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios. (Art. 93 da Lei n° 8.112 /90 ).



Afastamento por Reclusão – RH97

Afastamento do servidor, sem remuneração, para o cumprimento de pena privativa de liberdade.



Ajuda de Custo – RH88

Utilizado para solicitar ajuda de custo em virtude de mudança de domicílio no interesse da administração. Aberto pela unidade DGP – PGP – Divisão de Gestão de Pessoas.



Alienação de Bens – MT31

Utilizado para avaliação de bens com características de inservível para a Instituição. Aberto pela unidade DMT-Patrimônio.


Alteração Cadastral – Dados Bancários – RH34

Utilizado para solicitar alteração de dados bancários do servidor.


Alteração Cadastral – Endereço – RH33

Utilizado para solicitar alteração de endereço do servidor.


Alteração Cadastral – Outros – RH35

Utilizado para solicitar alteração cadastral do servidor: Nome, Estado civil, E-mail, Documento de Identidade, Outros.


Alteração de Horário do Servidor – RH59

Utilizado para solicitar alteração de horário de trabalho, autorizado pela chefia imediata, desde que não altere a jornada de trabalho semanal do cargo e nos casos de interesse da administração e atendimento das demandas do setor.


Alteração de Lotação do Servidor dentro da mesma Unidade – RH87

Utilizado para transferência de um servidor dentro da mesma Unidade/Órgão.


Alteração de nota Lato Sensu – PP45

Utilizado para alteração de nota Lato Sensu. Aberto pelas Unidades:


Alteração de nota ou conceito Stricto Sensu – PP11

Utilizado quando o professor solicita alteração de nota ou conceito da Pós-Graduação. O nome do estudante tem aparecer na síntese do assunto.


Alteração de Nota/Conceito – RE01

Utilizado quando o professor solicita a alteração de nota/conceito do estudante. É o professor quem solicita a alteração. O nome do estudante tem que aparecer na síntese do assunto.


Alteração de Programa Analítico (mais de um Centro de Ciências envolvido) – GR16

Utilizado para disciplina oferecidas para cursos vinculados a mais de um Centro de Ciências. Alterações: título da disciplina; carga horária, distribuição da carga horária, conteúdo, pré e co-requisitos, modalidade de oferecimento


Alteração de Programa Analítico (semestre ou período de oferecimento da disciplina) – GR17

Tipo de alterações: no semestre de oferecimento (I e,ou II), no período de oferecimento para o curso, obrigatória ou optativa, exclusão de curso, inclusão de curso.


Alteração de Programa Analítico (somente um Centro de Ciências envolvido ou CAF ou CRP) – GR15

Disciplina oferecida para cursos vinculados a apenas um Centro de Ciências ou apenas um campus (CAF e CRP). Alterações: título da disciplina, carga horária, distribuição da carga horária, conteúdo, pré e co-requisitos, modalidade de oferecimento.


Alteração de Regime de Trabalho – Docente – RH90

Utilizado para alteração do regime de trabalho (20 horas, 40 horas ou Dedicação Exclusiva) do servidor docente (carreiras de magistério 1°, 2° e 3° graus).


Alteração do Cadastro de Dependentes – Exclusão de Benefícios – RH52

Usar para solicitar a alteração de dados cadastrais de dependentes.


Análise do Risco Ambiental para Servidora Gestante – RH75

Utilizado quando a servidora gestante ou lactante, ou a chefia imediata, solicitar afastamento de local insalubre, enquanto durar a gestação e a lactação, passando a exercer suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso.


Análise Ergonômica do Trabalho – RH73

Utilizado para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.


Análise Técnica – PO01

Apresentação de relatório técnico relacionado a orçamento. Restrito às unidades: Diretoria Geral – Campus Florestal, Diretoria Geral – Campus Rio Paranaíva, PAD, PGP, PPO, DFN


Anulação de matrícula Stricto Sensu – PP21

O estudante que desiste de cursar stricto sensu no primeiro período do curso solicita anulação de matrícula. Processo aberto pelas coordenações de Pós-Graduação dos Campi da Universidade Federal de Viçosa.


Aposentadoria – RH21

Usar para solicitar aposentadoria voluntária ou avaliação médica para aposentadoria por invalidez.


Apostilamento de Diploma – RE26

Utilizado quando o interessado quer acrescentar habilitação, troca de nome ou outras necessidades. Pode ser solicitado por estudante regularmente matriculado ou que já tenha se formado. Processo aberto pela Secretaria Geral de Graduação dos três Campi.


Aproveitamento de Concurso – RH82

Utilizado para solicitar aproveitamento de concurso em outra Instituição Federal de Ensino.


Aproveitamento de Créditos Stricto Sensu – PP07

Utilizado quando o estudante solicita o aproveitamento de disciplinas e créditos cursados. Processo aberto pela PPG e pelas Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação.


Aproveitamento de Disciplinas – RE07

Usado quando o estudante solicita aproveitamento de disciplinas cursadas em outro curso na UFV ou em outras Instituições. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.


Aproveitamento de disciplinas Lato Sensu – PP44

Aproveitamento de disciplinas Lato Sensu. Processo aberto pela PPG e pelas Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação.


Apuração de Responsabilidade em Procedimentos Licitatórios – MT02

Utilizado para promover apuração de responsabilidades de pessoas físicas ou jurídicas que contratam com a UFV, por descumprimentos de condições legais ou editalícias.


Atendimento Educacional Especializado – RE30

Utilizado quando o estudante necessitar de tratamento especial em sala de aula, por motivo de doença, deficiência ou transtorno. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.


Auditorias – RH31

Utilizado para Auditorias Internas e Externas. Averiguação de indícios de irregularidades apontados via ouvidoria, órgãos externos, dentre outros.


Autorização de Uso de Equipamento para Pesquisa – PP51

Aberto pelas unidades PPG e DBA.


Autorização para a Funarbe apoiar Ifes e ICT – RT06

Autorização do Conselho Universitário-Consu para que a Funarbe apoie outrasIFES e ICT, nos termos da Portaria Interministerial 191, de 13/03/12, do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Aberto pela Secretaria de Órgãos Colegiados – SOC.


Autorização para Cursar Pós-Graduação para Servidor Técnico-Administrativo – RH19

Utilizado quando o servidor técnico-administrativo for cursar programa de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu com concessão de afastamento ou de bolsa de estudos.


Auxílio Funeral – RH23

Utilizado para solicitar benefício devido à família ou a terceiro que tenha custeado o funeral do servidor falecido. Processo aberto pelas unidades: DAF-Gestão de Pessoas, CEPET, DGP-Aposentadoria e SPE.


Auxílio Moradia – RH85

Utilizar para solicitação de Auxílio Moradia. Processo aberto pelas unidades DGP e RTR.


Auxílio Natalidade – RH56

Utilizado para solicitar o benefício concedido à servidora por motivo de nascimento de filho(a), inclusive no caso de natimorto. O auxílio será pago ao cônjuge ou companheiro servidor público quando a parturiente não for servidora.


Auxílio Pré-escolar – RH57

Usar para solicitar benefício concedido ao servidor para auxiliar nas despesas pré-escolares de filhos ou dependentes com idade até 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade). (Decreto 977/1993 e IN 12/1993).


Auxilio Reclusão – RH98

Benefício concedido à família do servidor ativo por motivo de prisão do mesmo.


Auxílio Transporte – RH29

Usar para solicitar ressarcimento de auxílio-transporte.


Avaliação de Curso de Graduação – GR14

Avaliação interna de curso de graduação. Processo aberto pela Pró-Reitoria de Ensino e pelo Registro Escolar.


Avaliação de Estudante na Divisão Psicossocial – DP01

Avaliação de estudantes da UFV realizada por profissional da área de saúde da Divisão Psicossocial (DVP) que será encaminhado à Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) para apoio e atendimento educacional. Processo aberto pela Psicossocial e pela PRE-UPI.


Avaliação Médica – RH71

Utilizado quando houver a necessidade de um servidor/estudante ser submetido à avaliação médica.


Averbação de Tempo de Serviço – RH36

Usar para solicitar averbação do tempo de serviço prestado em outros órgãos públicos ou privados, desde que este período não tenha sido aproveitado para outros benefícios (de natureza previdenciária) em quaisquer outras entidades.


Baixa de Bens – MT28

Utilizado para desincorporação ou retirada de um bem do acervo patrimonial. Com isso, o número de patrimônio do bem que recebeu baixa não poderá ser utilizado por outro bem. Processo aberto pelos setores DMT-Patrimônio no campus Viçosa e DAF-Almoxarifado no campus Rio Paranaíba.


Cadastramento de Usuário Externo no SEI/UFV – DG05

Cadastramento de Usuário Externo no SEI da UFV (Uma pessoa externa ao seu Órgão pode assinar documentos produzidos no sistema e acompanhar o andamento do processo. Processo aberto pela PPO, DGI, CENTEV e Serviço de Material-Campus Florestal.


Cálculo do Valor Devido ao Plano de Seguridade Social – PSS – RH83

Utilizado quando o servidor fica afastado sem remuneração por motivo previsto na Legislação e deseja efetuar o pagamento desse período do Plano de Seguridade Social – PSS.


Calendário – GR11


Calendário Escolar Pós-Graduação – PP16

Calendário escolar Pós-Graduação. Aberto pelas unidades PPG, DPG e DPQ.


Cancelamento de Matrícula em Disciplina – RE32

Usado quando o estudante solicita cancelamento de matrícula em disciplina(s) por motivo excepcional. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.


Cancelamento de Oferecimento de Disciplina no Semestre – GR04


Cancelamento fora do prazo de inscrição em disciplinas Stricto Sensu – PP13

Utilizado quando o estudante solicita o cancelamento parcial das disciplinas matriculadas.Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.


Cessão/Colaboração Técnica/Exercício Provisório – RH10

Utilizado para solicitar prestação temporária de serviço em Instituições Federais de Ensino ou na UFV.


Chamada Pública – Aquisição de alimentos – MT38

Aquisição de alimentos, via chamada pública, em atendimento ao programa de aquisição de alimentos pela agricultura familiar.


Co-Tutela – PP22

Co-Tutela. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.


Colação de Grau – RE22

Usado quando o estudante cumpriu todas as exigências institucionais e legais e não colou grau na época regular ou deseja antecipar a sua colação. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três Campi.


Comissão Coordenadora e Câmara de Ensino – Centros de Ciências – AC06

Processo aberto por CCA, CCB, CCE e CCH.


Comissão de Suporte/Técnica/Permanente – AD07

Processo aberto por CCA, CCB, CCE e CCH.


Comodato e Cessão de Uso – MT29

Registro de contrato de comodato para utilização de bens na UFV. Processo aberto pela FACEV-Projetos e pela FUNARBE-Projetos.


Compensação de Carga Horária – RE10

Usado quando o estudante solicita compensação de atividades extracurriculares em carga horária de disciplina optativa. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três Campi.


Concorrência – Cessão de espaço físico – MT37

Concorrência para cessão onerosa de espaço físico. Processo aberto pelo Serviço de Material.


Concurso Público para a Carreira Docente – RH16

Utilizado para solicitar abertura de Concurso Público para a carreira docente.


Concurso Público para a Carreira Técnico-Administrativa – RH15

Utilizado para solicitar abertura de Concurso Público para a carreira técnico-administrativa. Processo aberto pelas unidades: CEPET, DAF-Gestão de Pessoas (Campus Rio Paranaíba), DDP-Provimento e SPE-Campus Florestal.


Conselhos e Comissões do CENTEV – CT04

Deliberação sobre questões diversas dos Conselhos Administrativo e Fiscal do CENTEV e demais Comissões. Processo restrito à unidade CENTEV.


Consolidação de Alterações Curriculares – GR23

Consolidação de Alterações Curriculares. Processo aberto pela unidade PRE-AAC – Acompanhamento e Avaliação de Cursos.


Convênio de Estágio – EC01

Trata-se de processo para celebração de convênio de concessão de estágio entre a UFV e a parte concedente ou agente de integração.


Convênio de Estágio – Cursos de Licenciatura – GR18

Objetiva , mediante cooperação entre os partícipes, possibilitar a realização de estágios curriculares supervisionados, com vistas à formação profissional de alunos matriculados em cursos de Formação de Professores para a Educação Básica.


Contrato de Registro de Diplomas para Faculdades – GR26

Contrato de Registro de Diplomas para Faculdades.


Contrato de Transferência de Tecnologia – DG14

Celebrar contrato de transferência de tecnologia e de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação desenvolvida pela UFV isoladamente ou por meio de parceria.


Consulta à Procuradoria Jurídica – AD01

Utilizado para solicitar assessoramento jurídico junto à Procuradoria Federal na UFV, de acordo com a Ordem de Serviço Conjunta Nº 01/2019, de 30 de outubro de 2019.


Contratos e Aditivos – MT01

Usar quando há a efetivação de contratos e convênios entre a UFV e órgãos externos ou renovação dos mesmos. Processo aberto pelas unidades CEPET e DGI.


Conversão de Férias Prêmio em Pecúnia – RH26

Usar para solicitar pagamento de férias prêmio em pecúnia a servidor aposentado, por não ter a usado para nenhum benefício.


Credenciamento de Docente no PROFIAP – PP54

Receber e analisar os pedidos de processo de Docentes no Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP. Processo aberto pelos Departamentos.


Credenciamento de Motorista – AD10

Credenciamento de motorista para dirigir veículos oficiais à disposição do Órgão solicitante.


Credenciamento Orientador/Coorientador Stricto Sensu – PP02

Credenciar docente/pesquisador para atuar na pós-graduação da UFV como coorientador ou orientador. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.


Credenciamento Orientador/Coorientador Stricto Sensu – PP02

Credenciar docente ou profissional vinculado a outras IES ou empresa privada para atuar no Lato Sensu. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.


Credenciamento Pesquisador Lato Sensu – PP40

Credenciar docente ou profissional vinculado a outras IES ou empresa privada para atuar no Lato Sensu.


Criação de Curso de Educação Continuada – GR21

Criação de Curso em Educação Continuada – Curta Duração. Processo aberto pelos departamentos e pelo CEAD.


Criação de Curso Lato Sensu – PP43

Criação de Curso Lato Sensu. Processo aberto pelos departamentos, pelas pró-reitorias de pós graduação e pela PPG.


Criação de Curso Stricto Sensu – PP14

Criação de Curso Stricto Sensu. Processo aberto pelos departamentos, pelas pró-reitorias de pós graduação e pela PPG.


Criação de Cursos de Graduação – GR05

Processo aberto pelas Diretorias de Ensino, pela Pró-Reitoria de Ensino e pelo Registro Escolar.


Criação de Cursos Técnicos – GR06

Processo aberto pelas Diretorias de Ensino, pela Pró-Reitoria de Ensino e pelo Registro Escolar.


Criação de Disciplinas – GR08

Processo aberto pelas Comissões Coordenadoras de Curso e pelos Centros de Ciência.


Criação de Empresa Júnior – EX01

Reconhecimento institucional de Empresa Júnior na UFV.


Cursar Disciplinas em Correquisito – RE13

Usado quando o estudante solicita cursar disciplinas em correquisito dentro do prazo previsto no calendário escolar. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.


Curso para servidor na UFV – RH18

Usar para solicitar participação em curso de capacitação, congresso, evento de curta duraçao (máximo de 15 dias).


Declarações/Certidões – RH70

Usar para solicitar certidões de vínculo, não afastado, antecedentes, tempo de serviço ou para treinamento ou declaração de dependentes


Defesa de Monografia/TCC de Curso de Graduação – GR22

Instrumento para formalizar a defesa de monografia ou trabalho de conclusão de curso nos departamentos da UFV.


Demanda Externa: Pessoa Jurídica – EXTERNO

Fornecimento de informações e pareceres concernentes à UFV a partir de demanda de instituições privadas (pessoa jurídica). Processo aberto pelas unidades: Ouvidoria, DGI, PPO e Reitoria.


Denominação de espaços da UFV – RT17

RESOLUÇÃO Nº 12/2014 – aprova a regulamentação para a denominação de espaços da UFV, que passa a fazer parte integrante desta Resolução.


Descredenciamento de Docente no PROFIAP – PP55

Descredenciamento de Docente no PROFIAP. Processo aberto pela unidade DGI.


Devolução de Recursos à União – FN17

Utilizado para devolução de valores diversos para os cofres da Universidade Federal de Viçosa (Conta Única da União).


Devolução de Taxa de Serviços da UFV – FN09

Utilizado para ressarcimento à pessoa física devido à despesa com taxa indevida.


Diárias e Passagens – SCDP inoperante – FN11

Utilizado apenas quando o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP estiver inoperante


Dilação de Prazo para Conclusão de Curso – RE17

Usado quando o estudante estiver cursando o último período no tempo máximo do curso. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.


Diligências – Órgãos de Controle – RH32

Utilizado para Indícios de Irregularidades detectados pelos Órgãos de Controle. O órgão responsável é notificado e toma as devidas providências.


Disciplina de Pós-Graduação Lato Sensu – PP50

Criação, modificação e extinção de disciplinas (A parte interessada é o departamento). Processo aberto pelas Coordenações de Pós Graduação e pela PPG.


Disciplina de Pós-Graduação Stricto Sensu – PP04

Criação, modificação e extinção de disciplinas (A parte interessada é o departamento). Processo aberto pelas Coordenações de Pós Graduação e pela PPG.


Dispensa – Cessão de espaço físico – MT35

Dispensa de licitação para cessão onerosa de espaço físico. Processo aberto pela unidade PAD-ComissaoEspacoFisico.


Dispensa – Compras com contrato – MT04

Dispensa de licitação para compras com entrega futura. Processo aberto pela DGI no campus Viçosa e pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.


Dispensa – Compras com entrega imediata – MT03

Dispensa de Licitação para compras com entrega imediata. Processo aberto pela unidade DMT-Licitação no campus Viçosa e pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.


Dispensa – Contratação de Fundação de apoio – MT08

Contratação da Fundação de Apoio para Gerenciamento do TED. Processo aberto pelas unidades DGI e DMT-Licitação.


Dispensa – Serviço com dedicação de mão de obra exclusiva – MT07

Dispensa de Licitação para contratação de serviço com dedicação de mão de obra exclusiva. Processo aberto pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.


Dispensa – Serviço continuado e escopo – MT06

Tipo de dispensa de licitação e subtipo de serviço continuado e escopo. Processo aberto pelas unidades DGI e DMT-Licitação no campus Viçosa e pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.


Dispensa – Serviço não continuado – MT05

Dispensa de Licitação para contratação de serviço não continuado. Processo aberto pelas unidades DGI e DMT-Licitação no campus Viçosa e pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.


Dispensa de Pré ou Correquisito – RE12

Usado quando o estudante solicita cursar disciplinas com dispensa de pré ou correquisito dentro do prazo previsto no calendário escolar. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.


Doação de Bens – MT26

Doação de bens para instituições sem fins lucrativos, Estados ou Prefeituras.


Edital – GR12


Edital de Chamada para o CENTEV – CT03

Deliberação sobre a publicação de editais de convocação de empreendimentos tecnológicos, sociais e culturais. Processo aberto pela CENTEV.


Eleição de Representantes Discentes na Comissão Coordenadora de Curso de Graduação – GR24

Instrumento por meio do qual é registrado todo o processo de eleição de representantes discentes na comissão coordenadora dos cursos de graduação da UFV, Campus Rio Paranaíba. Processo aberto pelas Comissões Coordenadoras de Curso.


Emissão Certificado Lato Sensu – PP46

Emissão Certificado Lato Sensu. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.


Emissão de Certificado de Residência Médica – RE33

Emissão de Certificado de Residência Médica


ENADE-Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – RE28

Usado quando o estudante é solicitado a realizar a prova, visando regularizar sua situação junto ao ENADE. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.


Equivalência de Disciplina – RE08

Usado quando o estudante solicita equivalência de disciplinas cursadas no mesmo curso. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.


Escolha do titular e suplente da Ouvidoria da UFV – RT07

Escolha do titular (Ouvidor) e suplente da Ouvidoria da UFV, nos termos da Resolução Consu noº 2/2011, de 7 de abril de 2011 e da Portaria no 1.181, de 10 de junho de 2020, da Controladoria-Geral da União. Processo aberto pela unidade SOC.


Espaço Físico – Ampliação, Adequação, Reforma e Demolição – AD04

Usar para ampliar e/ou reformar espaço físico.


Espaço Físico – Imóveis da Vila Giannetti e espaços físicos destinados a terceiros – AD02

Demandas relacionadas aos imóveis da Vila Giannetti e demais espaços físicos destinados a terceiros.


Espaço Físico – Imóveis e Espaços Físicos para uso Institucional – AD09

Demandas relacionadas a imóveis e espaços físicos institucionais para utilização das diversas unidades da UFV.


Espaço Físico – Imóveis residenciais – AD03

Demandas relacionadas aos imóveis residenciais.


Espaço Físico – Meio Ambiente: Avaliação de plantio, corte ou poda drástica de árvore na UFV – AD05

Avaliação de plantio, corte ou poda drástica de árvore na UFV.


Espaço Físico – Meio Ambiente: Regularização Ambiental – AD08

Usar para tramitar solicitações e documentos relacionados a relatórios, projetos e documentos para licenciamento ambiental a nível municipal, estadual e federal (exceto para solicitação de poda, corte e plantio de árvores).


Estágio Probatório – RH12

Usar para avaliação do período de Estágio Probatório. Processo aberto pela unidade DDP-Provimento.


Estudante Não Vinculado – RE27

Usar quando o estudante de outra instituição ou portador de diploma deseja cursar disciplinas na UFV. Em caráter excepcional, o estudante poderá solicitar matrícula fora do prazo. Processo aberto pelos departamentos e pelas Secretarias Gerais de Graduação.


Exame Complementar – RE21

Usado quando o estudante tiver como pendência para a colação de grau apenas uma disciplina em que foi reprovado por nota no último período em que a cursou. Resolução no 2/2011/CEPE, art. 1o. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.


Exame de Suficiência – RE19

Usado quando o estudante provar, mediante comprovação documental, que possui conhecimento da disciplina já cursada em outro curso ou outra Instituição e que não foi aproveitada. Resolução no 1/2011/CEPE, art. 4o. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação.


Exame padronizado de proficiência em Inglês – PP57

Utilizado para solicitar a avaliação de novos exames de proficiência em língua a serem aceitos pela PPG. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.


Exclusão de Dependente – RH54

Utilizado para solicitar a exclusão de dependente, necessário anexar documentação em alguns casos.


Exoneração – RH67

Forma de vacância de cargo público efetivo, formalizada mediante publicação de portaria no diário Oficial da União, a pedido ou de ofício, sem caracterização de natureza disciplinar. (Art. 34 da Lei nº 8.112/90 ).


Exoneração/Designação de Função de Confiança (CD/FG/FUC) – RH01

Usar quando se referir à exoneração ou designação de Função de Confiança (CD-Cargo de Direção, FG-Função Gratificada ou FUC-Coordenação de Curso).


Extinção de Disciplinas – GR09

Processo aberto por Comissões Coordenadoras de Curso, pelas Câmaras de Ensino e pelos departamentos.


Folha de Pagamento – FN15

Utilizado para efetuar pagamentos a servidores ativos e inativos, pensionistas e médicos residentes. Processo aberto pelas unidades: DEM, DFN, DGP-Pagamento e DVT.


Formalização de Acordo de Cooperação Técnica – DG03


Formalização de Convênio acima de R$15.000,00 – Prestação de Serviços – DG01

Usar para formalizar Convênio acima de R$15.000,00 do tipo Prestação de Serviços


Formalização de Convênio acima de R$15.000,00 – Acordo de Parceria – DG02

Usar para formalizar Convênio acima de R$15.000,00 do tipo Acordo de Parceria.


Formalização de Convênio até R$15.000,00 – DG04

Usar para formalizar Convênio abaixo de R$15.000,00.


Fraude/Plágio Acadêmico – GR20

Fraude em avaliação, no controle de frequência ou qualquer tipo de plágio em trabalhos e tarefas. Processo aberto pelas Diretorias de Ensino, pelos Institutos de Ciências, pela Reitoria e pelo Registro Escolar.


Gerenciamento de Atas de Registro de Preços – MT14

Processamento das solicitações de compra de itens registrados em Atas e formalização destes pedidos junto aos respectivos fornecedores. Processo aberto pela unidade DMT-DARPP no campus Viçosa e pelo Serviço de Material nos campi Florestal e Rio Paranaíba.


Gestão e Governança Institucional – DG13

Utilizado para atendimento às demandas relacionadas à gestão e governança institucionais, bem como para atendimento às solicitações dos órgãos de controle externo. Processo restrito às unidades AIN, DGI, PPO e RTR.


Gestão, Fiscalização e Acompanhamento Contratual – Contratos com Exclusividade de Mão de Obra – DG07

Utilizado para fiscalização administrativa dos contratos continuados com dedicação exclusiva de mão de obra. Processo aberto nas unidades DGI-Gestores e Fiscais e DGI-Serviço de Contratos.


Gestão, Fiscalização e Acompanhamento Contratual – Contratos Continuados e de Escopo – DG11

Utilizado para juntar os documentos comprobatórios para a fiscalização dos contratos continuados e de escopo. Processo aberto pela unidade DGI-Gestores.


Graduação – Outras – GR00


Homenagens e Títulos Honorífico – RT01

Utilizado para indicação de recebimento de medalhas e homenagens na UFV.


Homologação de Férias – Casos Excepcionais – RH81

Solicitação de homologação de férias em casos excepcionais como: férias no mês da folha; folha de pagamento fechada; servidor com afastamento para licença saúde ou treinamento. Outras solicitações deverão ser realizadas pelo servidor no SIGAC.


Horário Especial para Servidor Estudante – RH20

Utilizado para solicitar horário especial para cursar disciplinas de graduação e pós-graduação na UFV ou em outras Instituições.


Horário Especial para Servidor/Dependente com Deficiência – RH76

Usar quando o servidor solicitar horário especial em virtude de ser ou ter um dependente portador de deficiência conforme artigo 98 § 2º e § 3º da Lei nº 8.112 de 1990.


Incentivo à Qualificação – RH04

Utilizado para solicitar Incentivo à Qualificação para servidor técnico-administrativo.


Incidente envolvendo veículo da frota da UFV – AD11

Usar para comunicação de incidente envolvendo veículo da frota da UFV.


Incidente processual em Processo Administrativo Disciplinar – RT09

Incidente processual destinado a apurar questões preliminares suscitadas em processo administrativo disciplinar (ex. incidente de suspeição ou impedimento; incidente de insanidade mental). Processo aberto pela unidade USC – Unidade Seccional de Correição.


Inclusão de Dependente – Pai e Mãe – RH50

Utilizado para solicitar o cadastro do pai e/ou mãe para fins de acompanhamento ou para fins de dedução de Imposto de Renda.


Inclusão de Dependente – Pai e Mãe para fins de IRPF – RH51

Utilizado para solicitar o cadastro do pai e/ou mãe para fins de dedução de Imposto de Renda. Somente nos casos em que o dependente já estava cadastrado, mas não para o referido benefício.


Inclusão de Dependente – RH49

Cadastro de dependente(s) de servidor(a) para fins de abatimento no Importo de Renda, Auxílio Pré-escolar, Auxílio Natalidade, Assistência à Saúde Suplementar, para fins de Acompanhamento e/ou Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família.


Inclusão de Dependente Especial – RH53

Utilizado para cadastro/alteração de dependente(s) com necessidades especiais para fins de recebimento de benefícios em caráter permanente ou durante o período que durar a necessidade especial.


Indicação/nomeação de coordenador de projetos institucionais da PRE – GR27

O processo tem como objetivo a indicação/nomeação/substituição de coordenador para os diversos projetos institucionais sob responsabilidade da PRE. Os principais são o Programa de iniciação à docência (PIBID), a Residência Pedagógica (RP) e o Programa de Projetos de Ensino, além de outros programas eventuais objeto de editais das agências de fomento.


Indicação/Designação/Substituição de Síndico de Edifício – RT11

Processo utilizado por chefias da UFV para inserir documentos referentes à indicação de síndicos. Cada prédio da UFV deve ter um síndico. No caso de departamentos, ocorre reunião para indicação e os centros acadêmicos emitem o ato de nomeação.


Inexigibilidade – Compras com contrato – MT10

Inexigibilidade para compras com entrega futura. Processo restrito às unidades: DAF-Material, DGI e SMD.


Inexigibilidade – Compras com entrega imediata – MT09

Inexigibilidade de Licitação para compras com entrega imediata. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DGI e SMD.


Inexigibilidade – Serviço com dedicação de mão de obra exclusiva – MT13

Inexigibilidade de Licitação para contratação de serviço com dedicação de mão de obra exclusiva. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material e SMD.


Inexigibilidade – Serviço continuado e escopo – MT12

Inexigibilidade para contratação de serviço continuado e escopo. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DGI, DMT-Licitação e SMD.


Inexigibilidade – Serviço não continuado – MT11

Inexigibilidade de Licitação para contratação de serviço não continuado. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DGI, DMT-Licitação e SMD.


Insalubridade – Contratos com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra – DG12

Análise do pagamento da insalubridade no âmbito de contratos com dedicação exclusiva de mão de obra. Processo aberto pelas unidades: DGI-Gestores Fiscais e DGI-Serviço de Contratos.


Integração em Segurança do Trabalho – RH93

Usar para formalizar o treinamento de integração em segurança do trabalho de novos servidores. Processo aberto pelas unidades DSS-Seg.Trabalho e PGP-Pró-Reitor.


Interrupção, Cancelamento ou Reprogramação de Férias – RH48

Usar para solicitar interrupção, cancelamento ou reprogramação de férias, (Arts. 77 ao 80 da Lei 8112/1990), somente nesses casos. Nos casos de programação e homologação de férias, responsabilidade do servidor e da chefia, respectivamente.


Inventário Geral de bens patrimoniais – MT25

Realização de Inventário patrimonial da Instituição, com a conferência física de todos os bens por empresa contratada especializada e consolidado por Comissão de Inventário.


Investigação Preliminar (Lei n. 12.846/2013) – RT12

Procedimentos relacionados à Lei Nº 12.846, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública,nacional ou estrangeira, e dá outras providências.


Investigação Preliminar Sumária – RT15

Trata-se de procedimento correcional de natureza investigativa, e não acusatória. Seu objetivo é verificar se existem elementos mínimos para a instauração de uma sindicância investigativa.


Isenção do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) – RH24

Usar para solicitar isenção do Imposto de Renda Retido na Fonte no caso de servidor aposentado de forma integral ou voluntária, ou pensionista que for avaliado por Junta Médica Oficial como portador de doença especificada em lei. Processo aberto pelas unidades: CEPET, DAF-Gestão de Pessoas, DGP-Aposentadoria e SPE.


Licença à adotante – RH41

Usar para solicitar licença remunerada concedida ao servidor(a) pela adoção de criança, contado a partir da data do Termo de Adoção ou Termo de Guarda e Responsabilidade. (Art. 210 da Lei nº 8.112/90).


Licença Capacitação – RH09

Usar quando o servidor docente ou tecnico-administrativo solicitar Licença Capacitação.


Licença Maternidade – RH39

Usar para solicitar licença remunerada a ser concedida administrativamente quando tiver seu início na data do parto, comprovada pelo registro de nascimento, sem que seja necessária a avaliação médico pericial.


Licença para Acompanhamento de Cônjuge/Companheiro(a) – com Exercício Provisório – RH45

Utilizado para solicitar licença do servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado, para outro ponto do território nacional (ou exterior), para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo, com exercício provisório.


Licença para Acompanhamento de Cônjuge/Companheiro(a) – sem remuneração – RH44

Usar para solicitar licença do servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado, para outro ponto do território nacional (ou exterior), para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo, sem remuneração.


Licença para Atividade Política – RH47

Usar para solicitar licença ao servidor que busca concorrer a cargo eletivo, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.


Licença para Mandato Classista – RH46

Utilizado para solicitar licença para desempenhar mandato em confederação, federação, associação de classe de âmbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profissão.


Licença para Tratar de Assuntos Particulares – RH43

Utilizado para solicitar licença não remunerada concedida ao servidor estável, observado o interesse da Administração, pelo prazo de até 03 (três) anos consecutivos, limitado a 06 (seis) anos durante toda a vida funcional do servidor.


Licença Paternidade – RH40

Usar para solicitar licença remunerada a ser concedida ao servidor pelo nascimento de filho, por cinco dias consecutivos contados a partir da data do nascimento do filho, e prorrogável por mais 15 dias consecutivos.


Licença Prêmio por Assiduidade – Férias Prêmio – RH42

Utilizado para solicitar benefício concedido ao servidor, 90 dias de férias a cada 5 anos de trabalho ininterrupto, por cada quinquênio completo até 15/10/1996. (Art. 87 da Lei 8.112/1990, com nova redação dada pela lei 9.527/1996).


Licitação de Obras e Reformas (Lei 8.666/93) – MT36

Contratação de empresa especializada com fornecimento de materiais e mão de obra para execução de obra/reforma. Processo aberto pela unidade DMT-Obras e Reformas.


Mandado Judicial – RH80

Usar quando a PGP receber demanda judicial.


Matrícula – RE03

Utilizado quando o estudante solicita regularização de matrícula, matrícula fora do prazo ou para incluir disciplina. Citar o nome da disciplina e do estudante. Processo aberto pelas unidades SEG e pela HOS.


Matrícula de estudantes Lato Sensu – PP49

Matrícula de estudantes em cursos Lato Sensu. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.


Matrícula de estudantes Scricto Sensu – PP53

Matrícula de estudantes scricto sensu – Programa FARA. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.


Matrícula fora do prazo em disciplinas Stricto Sensu – PP12

Alteração de matrícula fora do prazo (inclusão ou exclusão de disciplinas). Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.


Matriz de Distribuição Orçamentária – PO02

Apresentação do resultado da matriz de distribuição orçamentária acadêmica – campus Viçosa. Processo aberto somente pela unidade PPO.


Médico Residente – RH65

Programas de Residência Médica oferecidos pelos Departamento de Medicina e de Medicina Veterinária.


Memorando/Convênios Internacionais – RI01

Usar para celebração de acordos internacionais. Processo aberto pela unidade DRI.


Mobilidade Acadêmica – RE15

Usado quando um estudante da UFV solicita Mobilidade Acadêmica ou quando um estudante externo solicita Mobilidade Acadêmica na UFV.


Mobilidade acadêmica Stricto Sensu – PP06

Estudante de programa de pós-graduação de outra instituição que solicita cursar disciplina(s) da pós da UFV.


Modificação de Programa Analítico de Disciplinas (desativado) – GR10

Processo aberto pelas unidades PRE e PRE-AAC.


Monitoria – GR02

Usar quando o órgão solicita a abertura de edital para contratação de monitores. (A parte interessada é o órgão).


Movimentação de Conta Vinculada – DG10

Processo para abertura de conta vinculada para contratos de mão-de-obra exclusiva. Processo aberto pelas unidades DGI e DGI-Gestores e Fiscais.


Mudança de Catálogo – RE23

Utilizado quando o estudante solicita retornar ao catálogo de origem. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.


Mudança de Curso PEC-G – RE24

Usado somente para estudantes estrangeiros, através de Convênio PEC-G, que vêm para a UFV cursar regularmente a graduação. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.


Mudança de nível com ou sem defesa de dissertação Stricto Sensu – PP15

Estudante de mestrado solicita ingresso no doutorado com ou sem defesa de dissertação. Processo aberto pelas Coordenações de Pós-Graduação e pela PPG.


Nomeação de Orientador Acadêmico – AC01

Nomear professores para orientação acadêmica dos alunos.


Oferecimento de Disciplina – GR13

Utilizar para solicitar oferecimento de disciplinas de graduação. Processo aberto pelos centros de ciência, departamentos e Registro Escolar.


Oferecimento de Problemas Especiais e Tópicos Especiais – PP25

Oferecimento de disciplinas do tipo Problemas Especiais e Tópicos Especiais. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação, institutos de ciências e PPG.


Órgão participante em Intenção de Registro de Preços – MT24

Aquisição/contratação de bens/serviços de licitação realizada por outro Órgão, com entrega/prestação imediata, via participação em Intenção de Registro de Preços do Órgão Gerenciador. Processo aberto pela unidade DMT-Licitação.


Orientação Técnica de Segurança do Trabalho – RH94

Enviar comunicados sobre prevenção de acidentes e doenças para servidores da UFV. Processo aberto pelas unidades DSS-Seg.Trabalho e PGP-Pró-Reitor.


Outorga de uso de Laboratórios, Equipamentos e/ou Instalações – DG15

Formalizar um contrato de uso de laboratório, equipamentos ou instalações para um ente externo.


Pagamento de Ajuda de Custo Estudantil – FN14

Utilizado para pagamento de estudantes que participam de eventos.


Pagamento de Auxílio Estudantil – PNAES – FN12

Utilizado para pagamento de auxílio estudantil a estudantes que demandam apoio socioassistencial para moradia, alimentação e outros assuntos relacionados ao PNAES.


Pagamento de Bolsa Atividade – FN13

Utilizado para pagamento de bolsistas que prestam serviços em órgãos da UFV.


Pagamento de Exercício Anterior – RH84

Utilizar para cálculo e lançamento de valores referentes a exercício anterior. Processo aberto pelas unidades: DGP-Aposentadoria e DGP-Pagamento.


Pagamento de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso – Banca Externa – RH30

Utilizado para solicitar pagamento de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso devido a descentralização de recursos por outra Instituição.


Pagamento de Infração de Trânsito – FN19

Usar para identificação de infrator e pagamento de infrações de trânsito. Processo aberto pelas unidades: DAF-Serviço de Transporte, DIA-Serviço de Transportes e DLO-GestaodeFrotadeVeiculos.


Pagamento de Material de Consumo ou Prestação de Serviço – FN01

Usar para pagamento de fornecedores de bens e materiais.


Pagamento de Material de Consumo ou Prestação de Serviço com Contrato – FN02

Usar para pagamento de fornecedores de bens e materiais.


Pagamento de Material Permanente – FN03

Usar para pagamento de fornecedores de bens e materiais.


Pagamento de Pessoal Externo – Concurso Público para Técnico-Administrativo – RH13


Pagamento de Serviço de Obra e Engenharia – FN04

Usar para solicitar pagamento de terceirizados que trabalharam em aplicação de provas de concurso público para a carreira técnico-administrativa. Processo aberto pelas unidades: CEPET, DAF, DDP-Provimento e SPE.


Pagamento de Terceirizado – FN05

Usar para pagamento de fornecedores de obras e engenharia.


Participação do Servidor em evento fora da UFV – No país ou no exterior – RH79

Usar para afastamento de servidores docentes e técnico-administrativos no país ou no exterior para participar de eventos de curta duração, como congressos, seminários, visitas, palestras, cursos, treinamentos e outros eventos de capacitação.


Pensão Alimentícia – RH99

Controle das demandas de pensões alimentícias lançadas em folha de pagamento


Pensão Civil – RH25

Usado para solicitar benefício pago mensalmente aos dependentes do servidor público federal falecido, com vigência a partir da data do óbito, podendo ser vitalícia ou temporária. Processo aberto pelas unidades CEPET, DAF, DGP-Aposentadoria e SPE.


Pesquisador Colaborador – PP23

Pesquisador colaborador. Processo aberto pelo BIOAGRO, Pelos institutos e centros de ciência, pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.


Planilha financeira Lato Sensu – PP48

Planilha financeira Lato Sensu. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.


Plano Anual de Auditoria Interna-PAINT – AU02

Definir os trabalhos de auditoria prioritários a serem realizados no exercício seguinte ao Plano. Processo aberto somente pela unidade AIN.


Plano de Aplicação dos Recursos Orçamentários (Unidades Administrativas) – PO03

Apresentação do planejamento dos recursos a serem aplicados nas unidades administrativas.


Plano de capacitação de docente – PP27

Usar quando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação encaminhar o plano de capacitação de docente para o departamento. Processo aberto pela unidade PPG/TRN.


Plano de Desenvolvimento de Pessoas – RH86

Utilizar para informar as necessidades de desenvolvimento dos servidores. Processo aberto pela unidade DDP-Capacitação.


Plano de Negócios da Auditoria Interna – PNAINT – AU07

Apresentar o planejamento estratégico que irá conduzir as ações da Auditoria Interna por um período de 4 (quatro) anos. Processo aberto somente pela unidade AIN.


Pós-Doutorado – PP09

Treinamento em nível de pós-doutorado, em caso de pesquisadores sem vínculo com a Instituição e portadores de título de doutor. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.


Pós-Graduação – Outros – PP00

Processo aberto pela PPG.


Pré-Incubação e Incubação de Empresas – CT01

Utilizado para Inscrição de projeto de Pré-Incubação administrado pelo CENTEV. Processo aberto somente pela unidade CENTEV.


Pregão – Contratação de serviço continuado e escopo – MT20

Pregão Eletrônico e subtipo de serviço continuado e escopo. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DGI, DMT-Licitação e SMD.


Pregão Eletrônico – Compras com contrato – MT18

Aquisição de materiais de consumo e/ou bens permanentes, via pregão eletrônico, com entrega parcelada, com contrato. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DGI e DMT-Licitação.


Pregão Eletrônico – Compras com entrega imediata – MT17

Aquisição de materiais via pregão eletrônico. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DMT-Licitação e SMD.


Pregão Eletrônico – Serviço com dedicação de mão de obra exclusiva – MT21

Contratação de serviços com dedicação de mão de obra exclusiva, via pregão eletrônico. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material e DMT-Licitação.


Pregão Eletrônico – Serviço não continuado – MT19

Contratação de Prestação de serviços via pregão eletrônico. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material, DMT-Licitação e SMD.


Pregão Eletrônico – Serviços comuns de engenharia – MT33

Contratação de prestação de serviços comuns de engenharia via pregão eletrônico. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material e SMD.


Pregão Eletrônico SRP – Compras – MT15

Aquisição de materiais na modalidade de registro de preços.


Pregão Eletrônico SRP – Serviço não continuado – MT16

Contratação de Prestação de serviços não continuado via pregão eletrônico SRP.


Pregão Eletrônico SRP – Serviços comuns de engenharia – MT32

Contratação de Prestação de serviços comuns de engenharia via registro de preços. Processo aberto pelas unidades: DAF-Material e SMD.


Pregão SRP – Serviço continuado – MT23

Contratação de serviços continuados, sem dedicação de mão de obra exclusiva, via pregão eletrônico, em sistema de registro de preços. Processo aberto pela unidade DMT-Licitação.


Prestação de Contas – DG09

Realização de prestação de contas das Fundações de Apoio à UFV.


Prestação de Contas Anual de UG – FN20

Realização de prestação de conta anual das UGs dos Campi da UFV, contendo os relatórios das comissões nomeadas de inventário de Patrimônio (bens móveis e imóveis), Almoxarifado e Financeiro.


Procedimento de Resolução Consensual de Conflitos – RT10

Procedimentos adequados ao tratamento das infrações administrativas de menor potencial ofensivo, ou seja, aquelas puníveis com a sanção de advertência ou de suspensão por prazo menor ou igual a 30 dias.


Processo Administrativo Disciplinar – RT04

De acordo com o disposto do art. 148 da Lei 8.112/1990, “o proc. disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuiçõestido”. Processo aberto pela unidade RTR.


Processo Administrativo de Responsabilização (Lei n. 12.846/2013) – RT13 – Processo Administrativo de Responsabilização (Lei n. 12.846/2013)

Processo administrativo destinado a apurar irregularidades disciplinares praticadas por servidores ou empregados públicos. Base legal: Lei n. 12.846/2013 e Instrução Normativa CGU n. 14/2018.


Processo Disciplinar – Discente – RT05

De acordo com o disposto do art. 148 da Lei 8.112/1990, “o processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições”. (Apurar infração disciplinar do discente). Processo aberto pelas unidades: DGF, DGR, PRE e RTR.


Processo Seletivo – Residência em Medicina Veterinária – PP59

Relatório contendo o Edital e todas as fases do processo seletivo para preenchimento de vagas do Curso de Residência em Medicina Veterinária. Processo aberto pela unidade LRM.


Processos recebidos de outras instituições – EXTERNO

Tipo de processo interno do Sistema, usado para processos recebidos de outras instituições via Barramento.


Produtos Químicos Controlados pelo Exército – Campus Viçosa – AD06

Responsabilidade técnica pela solicitação de compra, recebimento e distribuição dos produtos controlados pelo Exército no Campus Viçosa.


Professor Substituto – Contratação – RH60

Usar para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da Administração Federal direta, as autarquias e as fundações públicas poderão efetuar contratação de pessoal por tempo determinado.


Professor Substituto – Renovação – RH61

Usar para solicitar renovação, após o Término do Contrato, desde que o contrato não extrapole 2 anos, o professor titular ainda esteja afastado ou quando este retorne, tenha surgido outra vaga após o início do contrato.


Professor Substituto – Rescisão – RH62

Usar para solicitar rescisão do contrato do professor substituto a pedido ou de ofício.


Professor Visitante – RH64

Usar solicitar contratação para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da Administração Federal direta, as autarquias e as fundações públicas poderão efetuar contratação de pessoal por tempo determinado.


Professor Voluntário – RH63

Usar para solicitar contratação de professor, sem remuneração. Somente nos casos de professor aposentado por tempo de serviço e/ou por idade e convidado pela Instituição. (Lei 9.608/1998 e Resolução 15/2015 do CONSU/UFV).


Programa de Aprimoramento Profissional do Departamento de Nutrição e Saúde (PAP/DNS) – NS01

Consiste em diversas atividades orientadas, em caráter presencial, dirigidas a Nutricionistas e outros profissionais da área, que desejarem atualizar seus conhecimentos, junto a setores do Departamento de Nutrição e Saúde. Processo aberto pela unidade DNS.


Programa de Aprimoramento Profissional do Departamento de Veterinária (PAP/DVT) – VT01

Consiste em diversas atividades orientadas, em caráter presencial, dirigidos a médicos veterinários e profissionais de áreas afins que desejarem se submeter a um treinamento ou atualização de conhecimentos junto a setores e laboratórios do DVT. Processo aberto pela unidade DVT.


Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade – PGMQ – AU06

Promover a avaliação e a melhoria contínua dos processos de trabalho, dos produtos emitidos e da eficácia e da eficiência da atividade de auditoria interna governamental. Processo aberto pela unidade AIN.


Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – RH74

Usar para avaliar e gerenciar os riscos ambientais existentes ou que possam surgir no ambiente de trabalho.


Programa Doutorado Sanduíche PDSE/CAPES – PP24

Estudante de doutorado que solicita realizar pesquisa em instituição no exterior.


Programa para Empresa Residente – CT02

Inscrição no Processo de Seleção de Empresas para Instalação no tecnoPARQ. Processo aberto pela unidade CENTEV.


Progressão por Capacitação – RH03

Usar para solicitar Progressão por Capacitação para servidor técnico-administrativo.


Progressão/Promoção Docente – RH05

Usar para solicitar Progressão/Promoção para servidor docente.


Projeto Pedagógico de Curso Lato Sensu – PP52

Usar para atualizar Projeto Pedagógico de Curso Lato Sensu. Processo aberto pelas unidades FOT, LAU e PPG.


Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação/Técnico/Médio – GR07


Proposição de Custos – Gratificação por Encargo Curso/Concurso – RH14

Usar para solicitar pagamento de servidores da UFV que trabalharam nos diversos processos seletivos na UFV.


Proposta de Normatização – RT02

Usar para criação de Portaria Normativa.


Prorrogação de conceito I – PP28

Solicitação de prorrogação de alteração do conceito I para conceito ou nota definitivos. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.


Prorrogação de prazo para conclusão do Lato Sensu – PP41

Prorrogação de prazo para conclusão do Lato Sensu.


Prorrogação de prazo para conclusão Stricto Sensu – PP20

Prorrogação de prazo para conclusão Stricto Sensu. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.


Protocolo de Intenções – DG16

Formalizar a intenção de celebração de parceria futura entre a UFV e outra instituição. Não envolve recursos financeiros.


Publicação de Livros e Cadernos Didáticos – ED01

Por meio de suas publicações, a Editora UFV visa difundir o conhecimento acadêmico,resultado dos vários anos de estudos, ensino e pesquisa dos autores da UFV e de outras instituições congêneres. Processo aberto pela unidade EDT.


Questionamentos para Conselhos Superiores – RT14

Enviar questionamentos à SOC sobre deliberações do CONSU


Reativação de Matrícula – RE20

Usado quando o interessado, após a conclusão da graduação, solicita matrícula em outra modalidade. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.


Recebimento de Doação – MT27

Recebimento de doação de bens. Processo aberto pelas unidades: DAF-Almoxarifado e DMT-Patrimônio.


Recondução – RH68

Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, mediante inabilitação ou desistência no estágio probatório relativo ao cargo atual ou reintegração do anterior ocupante. (Art. 29 da Lei nº 8.112/90 ).


Reconhecimento de Diploma de Pós-Graduação Stricto Sensu – PP10

Portador de diploma de pós-graduação apresenta diploma expedido por estabelecimento estrangeiro de ensino superior que será declarado equivalente ao que é concedido no país e habilitado conforme os fins previstos na lei.


Reconhecimento de Disciplina – RE11

Usado quando o estudante solicita transformação de disciplina cursada como facultativa em optativa. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.


Reconhecimento de Tempo de Serviço Especial – RH78

Usar quando o servidor solicitar reconhecimento do tempo de serviço especial


Reconsideração de Desligamento – RE18

Usado quando o estudante solicita revisão do desligamento. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.


Reconsideração de desligamento Stricto Sensu – PP05

Utilizado quando o estudante for desligado e requerer reconsideração. Processo aberto pelas coordenações de pós-graduação e pela PPG.


Recuperação de Crédito de Servidor Demitido ou Exonerado – RH95

Recuperação de crédito de servidor demitido ou exonerado. Processo aberto nas unidades DGP-Cadastro e PGP-Pró-reitor.


Recurso Contra Indeferimento de Matrícula/SISU – RE31

Usar quando o candidato classificado no SISU tiver sua matrícula indeferida. Processo aberto pelas Secretarias Gerais de Graduação dos três campi.


Recurso contra indeferimento no processo seletivo Stricto Sensu – PP26

Usar quando o candidato tiver sua inscrição indeferida no processo seletivo. Processo aberto pela PPG.


Recurso de parecer da Comissão de Heteroidentificação/Deficiência – PP29

Usar quando o candidato for considerando pela comissão de avaliação inapto a matricular-se no programa de pós-graduação. Processo aberto pelas unidades PPG-CVA.


Redistribuição – RH11

Usar para solicitar transferência de servidores entre Instituições Federais de Ensino e a UFV de forma definitiva.


Redução da Jornada de Trabalho com Remuneração Proporcional – RH58

Usar para solicitar redução de jornada em virtude de interesses particulares e em consonância com as demandas da administração. (Art. 20 da IN 02 DE 12/09/2018).


Regimento Geral de Pós-Graduação Lato Sensu – PP42

Regimento Geral de Pós-Graduação Lato Sensu.


Regimento Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu – PP18

PPG propõe alteração no Regimento Geral da pós Graduação. Processo aberto pelas unidades: DPG, DPQ e PPG.


Regimento Interno de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – PP17

Elaboração ou modificação do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação.


Regimento/Relatório/Plano/Política/Resolução – RG01

Usar para elaboração, aprovação ou alteração de regimentos da UFV.


Registro de Veículos da Frota Oficial – DL01

Usar para registro de veículos da frota da UFV, seja através de compra ou incorporação de veículo de convênio ou doação à frota da UFV. Solicitação de adesivagem, rastreamento, inserir veículo no sistema de abastecimento e manutenção da frota.


Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna – RAINT – AU03

Informações sobre a execução do PAINT e a análise dos resultados decorrentes dos trabalhos de auditoria. Processo aberto pela unidade AIN.


Relatório de Auditoria Interna – RAI – AU01

Obtenção e análise de evidências com o objetivo de fornecer opiniões ou conclusões independentes sobre um objeto de auditoria. Processo aberto pela unidade AIN.


Relatório de Consultoria-RC – AU05

Assessoramento, aconselhamento e outros serviços relacionados, fornecidos à Administração Superior com a finalidade de respaldar as operações da unidade.Processo aberto pela unidade AIN.


Relatório de Inspeção Técnica – RH72

Usar para avaliação das condições de saúde e segurança no trabalho.


Relatório de Metas do PROFIAP – PP56

Relatório de Metas do PROFIAP. Processo aberto pela unidade DGI.


“Relatório de Monitoramento do LAI – RT16”

Relatório Anual de Monitaramento da lei de acesso à informação Decreto 7724/2002 – art. 67, inciso 2.


Relatório Semestral de Atividades de Auditoria Interna – RSAINT – AU04

Comunicar as informações sobre o desempenho da atividade da auditoria interna no primeiro semestre de cada exercício. Processo aberto pela unidade AIN.


Relatórios anuais de gestão das fundações de apoio da UFV – RT08

Avaliação de desempenho da fundação de apoio feita pelo Conselho Universitário com base no relatório anual de gestão, balanço patrimonial e demonstrativo de resultado do exercício, nos termos da Resolução Consu no 08/2012. Processo aberto pela unidade SOC.


Relatórios das Atividades Acadêmicas – Residência em Medicina Veterinária – PP58

Relatório das atividades acadêmicas dos residentes nos dois anos de curso e relação dos residentes aptos à promoção ao segundo ano do curso e relação dos residentes que fazem jus ao certificado de conclusão do curso.


Remoção Interna – RH08

Usar para solicitar transferência de um órgão para outro dentro da UFV.


Remoção para outro Campus da UFV (Art. 36, lei 8.112/90) – RH69

Solicitado pelo servidor e no interesse da administração. É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. (Art. 36 da Lei 8.112/1990).


Reoferecimento de curso Lato Sensu – PP47

Reoferecimento de curso Lato Sensu.


Reposição/Solicitação de Servidor Técnico-Administrativo – RH17

Utilizado para solicitar novo ou reposição de servidor técnico-administrativo.


Ressarcimento à União por Dano ao Patrimônio Público – FN16

Usar para solicitar ressarcimento a terceiros por ter causado dano ao patrimônio público.


Ressarcimento de Despesas Realizadas por Convênio – FN06

Usar quando o próprio solicitante vinculado à programa de pós-graduação da UFV efetua pagamento de despesas e solicita reembolso mediante justificativa. Deve ser nominal (Pessoa Física).


Ressarcimento do Auxílio Saúde Suplementar – RH55

Usar para solicitar o ressarcimento do Auxílio Saúde quando possui Plano de Saúde não conveniado pela Instituição, mediante ressarcimento parcial do valor despendido pelo servido. (Art. 230 da Lei 8.112/1990 e Art. 25 da Portaria 01/2017 do MPOG).


Ressarcimento para Público Externo – FN08

Usar quando o solicitante não for da UFV.


Ressarcimento para Servidor Público ou para Estudante – FN07

Usar quando o próprio servidor ou estudante efetua pagamento de despesas e solicita reembolso mediante justificativa. Deve ser nominal (Pessoa Física).


Retribuição por Titulação – RH07

Usar para solicitar Retribuição por Titulação para servidor docente.


Revalidação de Diploma – RE29

Usar quando o portador de diploma de graduação ou pós-graduação apresenta diploma expedido por estabelecimento estrangeiro de ensino superior que será declarado equivalente ao que é concedido no país e habilitado conforme os fins previstos na lei.


Revalidação de Diploma de Graduação – GR25

Usar quando o portador de diploma de graduação ou pós-graduação apresenta diploma expedido por estabelecimento estrangeiro de ensino superior que será declarado equivalente ao que é concedido no país e habilitado conforme os fins previstos na lei. Processo aberto pela unidade PRE.


Revisão de Aposentadoria – RH27

Usar para solicitar revisão de aposentadoria por averbação de tempo de serviço ou quando acometido de doença especificada em lei, conforme Artigo 190 da Lei nº 8.112/90.


Rol de Responsáveis – FN18

O rol de responsáveis é peça de apresentação obrigatória pelas unidades prestadoras de contas, conforme estabelece o art. 2º da Lei 8.443/1992, e deve obedecer às disposições dos arts. 7 e 8 da IN TCU 84/2020.


Saída de Itens de Estoque, Baixas e Encerramento – MT34

Relatório de saída de itens de estoque, baixas e encerramento de atividade. Processo aberto pelas unidades DMT-Liquidação e SMD-Almoxarifado.


Sindicância – RT03

Processo investigativo para apurar possíveis irregularidades no setor público.(quando se toma conhecimento de um fato a ser apurado, mas não há indícios de autoria (ex: furtos, assuntos corriqueiros))


Solicitação de Pagamento relativo ao Espólio do Servidor/Pensionista – RH28

Usar para solicitar o pagamento de resíduo financeiro deixado pelo servidor ou beneficiário de pensão civil em virtude de seu falecimento.


Substituição de Função de Confiança (CD/FG/FUC) – RH02

Usar quando se referir à substituição temporária de Função de Confiança (CD-Cargo de Direção, FG-Função Gratificada ou FUC-Coordenação de Curso).


Suprimento de Fundos – FN10

Usar para cobrir despesas imediatas de pequeno vulto, conforme Lei nº4320/1964. É sempre nominal a alguém do órgão.


Suspensão/Restabelecimento do Pagamento – RH89

Utilizar para suspender/restabelecer o pagamento dos servidores aposentados e para pensionistas da UFV. Processo aberto pelas unidades DGP-Aposentadoria e PGP-Pró-Reitor.


Técnico Voluntário – RH92

Contrato de técnico, sem remuneração, para trabalho voluntário na UFV. (Lei 9.608/1998).


Termo de Execução Descentralizada – TED – DG06

Instrumento por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito entre órgãos e/ou entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União para execução de ações de interesse da unidade orçamentária descentralizadora.


Tombamento e Incorporação de Bens – MT30

Tombamento e incorporação de bens.


Trancamento de Matrícula – RE14

Usado quando o estudante solicita trancamento de matrícula no curso por motivo excepcional.


Trancamento de matrícula / Afastamento Stricto Sensu – PP19

Trancamento de matrícula / Afastamento Stricto Sensu.


Transferência de Créditos de Alimentação – FN21

Transferência de créditos de alimentação entre estudantes na UFV. Processo aberto pelas unidades DCC e PCD.


Treinamento Docente – PP01

Docente em afastamento para treinamento dentro ou fora do país ou viagem de curta duração ao exterior.



UEPE’s – Monitoramento – DG08

Promover a avaliação e monitoramento das atividades desenvolvidas nas Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão – UEPE’s. Processo aberto pelas unidades DGI e PPO.


Uso de Moradia Estudantil – RE34

Solicitação de uso de moradia estudantil por estudantes que não atendem os critérios definidos pelo CEPE.


Monitoramento de recomendações – AU08

Verificar se as medidas implementadas pela Unidade Auditada estão de acordo com as recomendações emitidas pela Auditoria Interna ou com o plano de ação acordado e se aquelas medidas foram suficientes para solucionar a situação apontada como inadequada frente aos critérios adotados.


Vacância – RH66

Forma de desligamento do cargo público efetivo. Somente consideradas as vacâncias por posse inacumulável em outro cargo público, inaptidão em estágio probatório, readaptação, demissão ou falecimento do servidor. (Art. 33 da Lei nº 8.112/90 ).


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